Senadores vão discutir situação do bairro Pinheiro em audiência pública

Publicado em 26/02/2019, às 17h56
-

Ana Karolina Lustosa com assessoria

Sob a presidência do senador Rodrigo Cunha, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), aprovou nesta terça-feira por unanimidade requerimento de sua autoria para a realização de audiência pública sobre o bairro do Pinheiro e adjacências.

O texto foi aprovado por unanimidade na comissão. Segundo o senador, passado o Carnaval, esse assunto será “prioridade absoluta” na comissão. A audiência será a oportunidade de trazer ao Senado Federal gestores públicos federais e agentes públicos, geólogos e todos os entes envolvidos para buscar soluções para esta, que está se configurando como uma verdadeira tragédia anunciada.

Rodrigo Cunha disse que é importante ouvir os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento Regional, além de trazer a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e empresas mineradoras supostamente envolvidas no caso. Na avaliação dele, nas reuniões que já aconteceram em Maceió sobre o problema, não foram dados prazos para que as pessoas que estão perdendo suas casas saibam como será seu futuro.

“Precisamos saber como é que será a vida dessas pessoas daqui pra frente. As pessoas que estão saindo de casa, quando vão voltar? Ou não voltam? Esse laudo que está sendo preparado, quando sai? Quem vai assinar o laudo sobre o que de fato está acontecendo? Iremos buscar essas informações para termos uma solução final para tudo isso”, pontuou o senador Rodrigo Cunha, após a reunião.

Na audiência pública também será a oportunidade para tratar das 2.700 empresas que atuam na região e que estão fechando as portas por conta do colapso do bairro.

Reunião da bancada

Nesta terça-feira a bancada alagoana em Brasília também se reuniu  com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, e com o secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, para tratar das questões referentes ao bairro Pinheiro. Temas como o pagamento do auxílio moradia, a liberação do FGTS para os moradores, a comunicação com a as famílias do bairro e o laudo da CPRM foram discutidos.

“Não podemos permitir que a população do Pinheiro receba informações desencontradas, causando pânico aos moradores”, disse o deputado Marx Beltrão.

“Nós vamos pedir agora à CPRM uma celeridade no diagnóstico que é muito importante para darmos encaminhamento necessário às questões”, disse a deputada Tereza Nelma.

O deputado Isnaldo Bulhões esteve presente e chamou a atenção para a questão da comunicação com os moradores. ”Quanto a comunicação, é importante que haja a integração da Defesa Civil estadual, municipal e nacional com a população. Eu acho que isso tem sido muito deficiente", afirmou

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara