Política

Senador organiza abaixo-assinado contra Moraes: 'Maior pedido de impeachment da história do Brasil'

| 16/08/24 - 10h08

O senador Eduardo Girão afirmou em entrevista ao Terra nesta sexta-feira, 16, que o abaixo-assinado solicitando o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, terá a frente parlamentares da Câmara dos Deputados e juristas. 

"É um pedido coletivo. Câmara, Senado e juristas que estão construindo e será capitaneado por deputados (mais de 100 até agora já assinaram) e juristas", disse.

Apesar de auxiliar no processo de divulgação e organização do abaixo-assinado, o senador, assim como seus demais colegas de Casa, não podem assinar a peça, pois, em um eventual julgamento para afastar o ministro Alexandre de Moraes, quem julga é o Senado Federal.

Em coletiva de imprensa nesta semana, Girão declarou à imprensa que o pedido coletivo de impeachment "transcende essa questão de ser de direita, de esquerda, contra ou a favor do governo". Segundo o parlamentar, por cerca de um ano e meio eles acompanharam e catalogaram supostos abusos e vilipêndios contra à Constituição brasileira. 

As assinaturas de deputados, juristas e brasileiros em geral serão recolhidas até o dia 7 de setembro. De acordo com Eduardo Girão, o resultado será apresentado ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), no dia 9 de setembro. "Apresentaremos esse pedido, que pode ser talvez o maior pedido de impeachment da história do Brasil", completou.