Semed inicia primeira formação de boas práticas para mais de 400 merendeiros

Publicado em 25/09/2023, às 12h56
Ascom Semed -

Ascom Semed

Começou nesta segunda-feira (25) a Formação de Merendeiros da rede municipal de ensino de Maceió, cujo objetivo é aperfeiçoar as boas práticas no preparo dos alimentos no ambiente escolar. Essa é a primeira vez que o curso, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da capital, é ofertado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Alagoas (Senac-AL).

LEIA TAMBÉM

O curso beneficiará mais de 400 merendeiros efetivos do município e prossegue até o dia 06 de outubro. A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, participou do primeiro dia da formação ao lado da superintendente municipal de Governança e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles, e da Analista de Gastronomia e Turismo do Senac-AL, Sandra Lyra.

Jó agradeceu a parceria com o Senac e destacou a importância da função dos merendeiros dentro das escolas públicas da capital.

“Organizamos juntos a instituição parceira, o Sesc/Senac, essa capacitação, porque sabemos e reconhecemos a imensa importância de vocês na aprendizagem das nossas crianças é imensa. O trabalho de vocês vai muito além de preparar e servir, é um trabalho de acolher, nutrir, de proporcionar bem-estar e educação saudável para milhares de estudantes da rede pública de Maceió. Seguiremos buscando parcerias para que possamos ofertar não só o aprendizado, mas uma qualidade melhor dos alimentos”, afirmou a secretária, se dirigindo aos merendeiros.

A gestora garantiu ainda que, em breve, as unidades escolares receberão um reforço de produtos da agricultura familiar e de gêneros alimentícios nas escolas. “É um conjunto de ações que vão melhorar o dia a dia e a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes nas escolas”.

Por fim, ela agradeceu a parceria dos profissionais que aderiram à formação, a todos os envolvidos na capacitação, aos parceiros e ao apoio dado pela gestão do prefeito JHC às iniciativas adotadas na Semed. “Sozinhos não podemos, nem conseguimos fazer a transformação na Educação que a gente precisa que seja feita, por isso é tão importante e necessário que estejamos unidos, alinhados nesse mesmo propósito.”.

Reconhecimento nacional

O curso formativo contará com nove turmas e carga horária de 8 horas. Ao final da capacitação, todos os merendeiros que participaram receberão um certificado emitido pelo Senac-AL, reconhecido nacionalmente.

A nutricionista da rede e coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Ana Denise Gouvêa, explica como funcionará o curso. “Nesse módulo os merendeiros terão formação sobre boas práticas, fundamentais para que eles possam desempenhar suas atividades dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esta é a primeira vez que ofertamos esse curso com parceria do Senac e foi uma ideia da nossa secretária Jó Pereira. Essa parceria vai nos beneficiar bastante pela capacidade que o Senac tem em formar esses profissionais”, destacou.

Para Sandra Lyra, Analista de Gastronomia e Turismo do Senac-AL, é uma satisfação a instituição receber os merendeiros da rede pública de Maceió para esse aperfeiçoamento. “Esse curso foi preparado com todo carinho e cuidado focando nas necessidades dos merendeiros nas boas práticas, de como eles podem melhorar o preparo dos alimentos diariamente. Será muito importante porque vai permitir que eles se aperfeiçoem cada vez mais, aprendendo e reaprendendo, visando sempre a qualidade para que os alunos da rede possam ter uma alimentação saudável, segura e variada”, pontuou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador anuncia pagamento de bonificação de R$ 51 milhões para profissionais da Educação Procon Maceió orienta consumidores sobre matrículas escolares Mais de 11 mil candidatos realizaram as provas do processo seletivo do Ifal Estudante cego de 54 anos se forma em Serviço Social na Ufal