Semarh realiza manutenção preventiva em 29 pontos de monitoramento hidrometeorológico

Publicado em 08/11/2023, às 19h50
Foto: Divulgação -

Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou uma operação de manutenção preventiva em 29 pontos de monitoramento hidrometeorológico em todo o estado de Alagoas. Em 15 dias, a equipe da secretaria percorreu 28 municípios alagoanos, do litoral ao sertão, para realizar a manutenção de todos os equipamentos e a atualização de chips nas estações hidrometeorológicas, resultando no aprimoramento da rede de prevenção em desastres naturais.

LEIA TAMBÉM

"Realizamos a limpeza dos pluviômetros e dos painéis solares, reset dos equipamentos e download dos dados armazenados, seguindo a rotina padrão das manutenções preventivas. Essas manutenções ocorrem a cada quatro meses em cada equipamento para garantir o funcionamento contínuo da rede", explicou o gerente de Gestão de Rede de Monitoramento, Brunno Castro.

Além da manutenção, houve a substituição dos chips de armazenamento, coleta e envio de dados em tempo real para a Sala de Alerta, fornecendo informações hidrometeorológicas da região. Essa ação auxilia na análise de cenários de risco de desastres naturais e na emissão de alertas.

O processo de aprimoramento dos equipamentos não resultou em interrupção ou perda de dados, garantindo a continuidade do monitoramento em todos os 29 pontos em Alagoas, sendo que seis das sete regiões do estado foram beneficiadas: Litoral, Zona da Mata, Sertão, Sertão do São Francisco e Baixo São Francisco.

“Ao realizar a atualização dos chips e a manutenção em 29 pontos estratégicos, estamos investindo na segurança do povo alagoano. Essa ação é parte de nosso compromisso contínuo de aprimorar a prevenção a desastres naturais em todas as regiões do estado”, afirma o secretário Gino César.

A implementação da nova rede de monitoramento está em andamento, seguindo um cronograma para ser concluída até o início do período chuvoso de 2024. Esse avanço colocará Alagoas como o primeiro estado do país a atingir 100% de cobertura no monitoramento meteorológico, abrangendo todos os municípios alagoanos.

A iniciativa contribuirá significativamente para a emissão mais rápida de avisos e alertas aos órgãos de proteção e defesa civil, reduzindo os riscos para a população e aprimorando as atividades da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício recebe senador Renan Calheiros e Luciano Barbosa em 1º dia Instituto Equatorial divulga quais projetos foram selecionados pelo Edital Diálogos Veja as praias que tiveram mais ocorrências de afogamento no fim de ano em Alagoas Governo institui programa Avança Alagoas para modernizar o setor público