Redação TNH1 com ascom Semarh
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), anunciou na tarde desta quinta-feira, 13, que a população deve se preparar para fortes chuvas que estão previstas para atingir o estado ainda na noite de hoje.
LEIA TAMBÉM
Em publicação em uma rede social, o gestor afirmou que a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) enviou a imagem que mostra a chuva se aproximando de Alagoas.
"A Semarh acaba de me mandar imagens que monitoram a forte chuva que afeta o estado vizinho de Pernambuco e está se deslocando para Alagoas. A expectativa é que tenhamos um fim de tarde com chuvas fortes e à noite também com chuvas fortes. Portanto, você que reside no litoral alagoano, na nossa capital Maceió, se prepare para um momento de fortes chuvas nesta noite de hoje, o que sempre preocupa a todos", avisou.
A Sala de Alerta da Semarh emitiu um alerta meteorológico, na tarde desta quinta-feira (13), para as condições favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva que podem gerar acumulados significativos no Litoral e Zona da Mata de Alagoas, as condições podem se estender pelo menos até a sexta-feira (13).
O Alerta destaca que há risco elevado de movimentação de massa em áreas de encosta, alagamentos em áreas urbanas impermeabilizadas e transbordo de pequenos rios e riachos, além do risco de elevação dos níveis dos rios na região norte de Alagoas, com atenção especial ao Rio Jacuípe.
“É um sistema chamado de Distúrbio Ondulatório de Leste, ou Onda de Leste, ele estava bastante intenso nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, mas se intensificou, e passou a atingir o Norte de Alagoas. Por isso emitidos este Alerta Meteorológico, por existir um alto risco de alagamento em municípios do Litoral Norte e na Zona da Mata”, explicou o coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho.
A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento, é importante destacar que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.
Recife
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu ontem um alerta que indicava a possibilidade de chuvas moderadas a fortes no Recife. Hoje, a região do Grande Recife registrou alagamentos, queda de árvores e desabamento de barreira.
Segundo o G1/PE, a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codcipe) alertou, na tarde desta quinta (13), que a população deve evitar se expor nas ruas por causa das fortes chuvas que estão caindo em várias regiões. “Quem estiver fora, deve voltar com tranquilidade. Quem puder, deve ficar em casa, em segurança”, declarou o coordenador do órgão, major George Vitoriano, ao site.
LEIA MAIS