Semarh alerta para chuvas e rajadas de vento em três regiões de Alagoas nesta terça-feira

Publicado em 12/03/2024, às 15h20
TNH1 -

TNH1

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) alertou, na tarde desta terça-feira, 12, para possibilidade de chuva e rajadas de vento no Litoral Norte,na Zona da Mata e na região Metropolitana de Maceió. O mau tempo pode se estender pela quarta-feira, 13. Nas demais regiões do estado há possibilidade de chuva, mas sem risco associado.

LEIA TAMBÉM

A Semarh informa que as rodadas mais recentes dessa previsão indicam ocorrência de chuva de intensidade fraca a moderada, que podem ser acompanhadas por rajadas de vento na metade leste do Estado de Alagoas.

"O desprendimento de uma banda da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) associado ao forte calor e umidade na costa leste da região Nordeste do Brasil está favorável à formação de áreas de instabilidade na faixa litorânea e em algumas áreas no interior da Região Nordeste do Brasil. Há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada no Estado de Alagoas nas próximas 24 horas. Atenção especial para as regiões do Litoral Norte e Zona da Mata, onde a formação de instabilidades podem gerar acumulados de chuva mais expressivos durante a próxima noite", diz o comunicado Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia divulgado um alerta de chuvas intensas e ventos fortes para todo estado de Alagoas e de Sergipe, além de partes de Pernambuco, Bahia, Paraíba e do Rio Grande do Norte. O aviso amarelo de perigo potencial foi emitido na segunda-feira, 11, e é válido a partir dessa quarta-feira, 13, às 02h até às 18h de quinta, 14.

De acordo com o Inmet, neste período as chuvas podem ter entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/h por dia, e os ventos devem ter velocidade entre 40km/h e 60km/h. Também existe o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo de Alagoas tem programa social reconhecido entre os 3 melhores do mundo MPF ajuíza 19 ações para regularização e segurança de barragens do DNOCS em Alagoas Aeromédico do Samu transporta paciente de MG para Maceió em trajeto de 18h Ministério Público Federal e Estadual recomendam à Sesau suspensão de cortes de pessoal