Semarh alerta para chuvas de intensidades moderadas a fortes, ventos e até raios em Alagoas

Publicado em 22/01/2020, às 16h41
-

Ascom Semarh

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informa que constatou, via monitoramento meteorológico, na tarde desta quarta-feira (22), que as condições atmosféricas sobre a região Nordeste do Brasil, próximas a Alagoas estão favoráveis à ocorrência de pancadas rápidas de chuva com intensidade moderada à forte, acompanhadas de rajadas de vento e incidência de raios em pontos isolados do Litoral Zona da Mata, Agreste e Sertão alagoano.

LEIA TAMBÉM

O Aviso Meteorológico indica que as condições apresentadas podem se estender até a manhã desta quinta-feira (23). Além das regiões citadas, ainda existe a previsão de chuva de intensidade fraca à moderada, intercalado com períodos de tempo seco em outras partes do estado. 

“Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta”, informa o aviso emitido pela Sala de Alerta da Semarh.

Por se tratar de uma previsão de chuvas localizadas, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo que segue sendo realizado pela Secretaria.

É importante destacar que este sistema meteorológico que está presente, é típico desta época do ano e pode ocasionar grandes volumes de chuva em vários pontos do Nordeste. No entanto, em Alagoas, não deve gerar acumulados significativos, principalmente em Maceió e na região metropolitana.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Os avisos emitidos pela Semarh são encaminhados para Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Gabinete do Governador. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar