Semana Santa: vigilância sanitária faz fiscalização em mercados públicos

Publicado em 07/03/2016, às 07h54

Redação

Com a proximidade da Semana Santa, período quando aumenta o consumo de pescados e crustáceos, a Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) intensifica a fiscalização em mercados públicos e balanças, além de supermercados e feiras livres que comercializam o produto. O trabalho tem como foco avaliar as condições higiênico-sanitárias dos locais e de quem estiver manuseando os pescados, de acordo com padrões da Anvisa e das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

LEIA TAMBÉM

Segundo Ednaldo Balbino, coordenador da Visa, o trabalho busca garantir que as regras de boa prática de manipulação de alimentos sejam seguidas. “Com essa ação buscamos orientar os locais que não estiverem adequados às normas. Isso inclui higiene do estabelecimento e dos manipuladores, a qualidade dos pescados e o acondicionamento adequado, eliminando assim possíveis riscos à saúde do consumidor”, afirmou.

Todos os pescados são extremamente perecíveis e caso não sejam armazenados adequadamente pode ocorrer uma proliferação bacteriana e causar situação de risco à saúde. O uso de fardamento pelos comerciantes também é um item exigido.

Antes da compra, a orientação é que os consumidores observem as condições de higiene dos pescados, manipuladores e dos locais de venda. Os locais que apresentam irregularidades são notificados e intimados a adequações, e, havendo descumprimento, recebem multa. Estimulando a parceria com o consumidor, a Visa de Maceió lembra que disponibiliza o telefone 3315-5241 para o recebimento de denúncias ou esclarecimento de dúvidas.

Cuidados

O pescado deve estar totalmente congelado ou fresco, acondicionado em gelo. Nos peixes, é preciso prestar atenção se as escamas estão brilhantes e bem aderentes à pele, as guelras têm que ser róseas ou vermelhas e com a carne firme. No camarão, o aspecto geral precisa ser brilhante e carapaça bem aderente ao corpo. Já para os mariscos, os consumidores precisam atentar para a coloração e evitar adquirir aqueles com corante amarelo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Paciente psiquiátrico perdido em área de mangue em Maceió é resgatado Ministério Público pede devolução de meio bilhão a empresários de Maceió acusados de sonegação UPA Benedito Bentes conquista selos ONA 3 e GPTW, em 2024 Denunciado por assédio sexual em bar na Jatiúca, homem registra BO contra influenciadora