Semana de Prevenção de Desastres vai discutir afundamento de bairros em Maceió

Publicado em 13/10/2021, às 08h28
Evento vai acontecer nos dias 13 e 14 de outubro, no Ifal, com debates sobre a atuação do órgão | Foto: Secom Maceió -

Redação

A Semana de Prevenção e Apoio à Redução de Desastres (Separd), com programação agendada para os dias 13 e 14 de outubro, em Maceió, promete ser de relevantes discussões acerca da atuação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Tudo vai acontecer entre as 9h e 12h, em dois ambientes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Centro de Maceió: auditório Oscar Sátyro (principal) e Jorge Batista, no Bloco de Mecânica.

LEIA TAMBÉM

O afundamento dos bairros é um dos temas que devem dominar o debate nas palestras e mesas redondas previstas no evento, voltado para profissionais que lidam com Defesa Civil e abordagens correlacionadas.

Logo na abertura, será feita a apresentação da diretoria da Defesa Civil de Maceió, pelo professor mestre Abelardo Nobre, que atua como coordenador-geral do órgão. Em outros momentos da manhã, estão previstas uma mesa redonda para discutir sobre os sistemas nacional, estadual e municipal de Defesa Civil, capitaneada por representantes do meio, e uma palestra sobre a criação do relatório de ilhamento socioeconômico.

A ministração da diretora da Defesa Civil Municipal Claudia Rivera Escorcia sobre o plano de contingência dos bairros afetados pelo afundamento do solo (o Plancon) também está marcada para a quarta-feira. Nesta palestra, assuntos que envolvem um dos problemas geológicos mais complexos do país virão à tona sob a ótica do trabalho executado pelo órgão municipal.

No dia seguinte, os assistentes sociais estão sendo convidados para a programação. Eles assistirão a palestras sobre o papel da Defesa Civil na sociedade (com o coordenador-geral Abelardo Nobre) e sobre a importância do social na Defesa Civil (com o professor Eugênio Dantas – diretor social da Defesa Civil), além de poderem participar de uma oficina da Assistência Social, com a professora mestra Fernanda Ferreira.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil Municipal, Geraldo Vasconcelos, informou que a Separd acontece anualmente e admite que, este ano, a programação tem um ingrediente a mais para dominar o debate, que é a situação dos moradores e dos bairros afetados pela mineração.

“Estamos atuando e ainda recebendo muitas demandas em relação a este problema gravíssimo. Um das discussões mais recentes diz respeito ao que vai acontecer com os moradores da região do Flexal, que, atualmente, estão ilhados. A Defesa Civil já solicitou que o Ministério Público e a Braskem avaliem com urgência a situação para que estas pessoas possam sem transferidas de local”, avalia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre após se chocar de frente contra árvore na Av. Durval de Góes Monteiro Ônibus do Sine será levado ao Jacintinho na quinta-feira (16) Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó