Sem touch screen: eleitores causam pane em urna após tentar digitar voto na tela

Publicado em 02/10/2016, às 16h13

Redação

Uma confusão gerada por alguns eleitores na seção 92, no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, obrigou o coordenador de votação a fazer um teste na urna para confirmar que estava funcionamento adequadamente.

LEIA TAMBÉM

O problema teria ocorrido porque eleitores tentaram votar rápido demais ou porque pensaram que a tela da urna era touch screen (sensível ao toque).

Eleitoras ouvidas pela equipe do TNH1 relataram problemas na hora de votar por conta de defeitos apresentados pelo equipamento e registraram a reclamação com fiscais.

Uma delas disse que não conseguiu votar porque, ao digitar o número do candidato a vereador, a urna exibiu uma confusão de números. “Quando digitei, apareceu aquele monte de números. Chamaram os fiscais e, quando verificaram, disseram que eu já tinha votado. Mas eu não votei nem no meu candidato a vereador, nem no meu candidato a prefeito”, relatou.

O coordenador de votação do colégio, Valdisbel de Souza, informou à reportagem que o problema foi gerado pela velocidade com que as mulheres quiseram votar e também porque algumas pessoas pensaram que a tela da urna era touch screen, gerando pequenas panes no equipamento.

Ele selecionou seis eleitores de idades distintas para o teste na urna e nenhuma anormalidade foi constatada. A votação seguiu tranquilamente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia. Votos brancos, nulos e abstenções superam votação do segundo colocado em Maceió Não votou no 1º e/ou 2º turno? veja prazos para justificar Após contagem de votos, eleição para prefeito segue indefinida em 146 cidades