Sem negociação e com atendimentos suspensos, agentes seguem ocupando secretarias em Maceió

Publicado em 02/09/2022, às 09h11
Reprodução/TV Pajuçara -

TNH1 com TV Pajuçara

O protesto dos agentes comunitários de Saúde e os agentes de endemias de Maceió chegou ao terceiro dia nesta sexta-feira, 02, e os trabalhadores continuam com a ocupação do prédio das secretarias de Gestão e de Economia, no Centro de Maceió. O atendimento dos órgãos segue suspenso desde então e não há previsão de retorno do serviço para a população da capital.

LEIA TAMBÉM

Alessandro Fernandes, diretor do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió (SindSaúde), informou, em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, que a categoria permanece no prédio até uma sinalização de negociação por parte da gestão municipal.

"A prefeitura não atende as reivindicações da categoria para a implantação do piso salarial. A previsão deliberada é de só desocupar a secretaria com agenda com o prefeito João Henrique Caldas, para que ele se comprometa de forma concreta de fazer uma proposta de implantação do piso. Então, o prazo quem diz é o prefeito de Maceió. Lamentavelmente, ele não vem atendendo nossas demandas, e o resultado é esse".

Fernandes destacou que os agentes de Saúde querem que o piso salarial seja implantado em acordo com o início de carreira, como também uma reestruturação no plano de cargos dos trabalhadores.

"A Emenda 120 prevê o pagamento de dois salários mínimos para o agente comunitário e o agente de endemias. Infelizmente, ao invés de aplicar isso, a prefeitura faz uma complementação, ou seja, vem recurso federal para implantar o piso, ela gasta uma parte para fazer a complementação, e fica com os outros recursos. Nós queremos o que a lei diz, implantar o piso salarial no início da carreira e reestruturar a tabela de planos de cargos".

"Quase 100% dos municípios alagoanos já implantaram o piso, da forma que tem que ser feita, com os dois salários mínimos em cima do piso inicial da carreira. Maceió é a única capital no país que ainda não fez e descumpre a Constituição Federal", continuou.

Por meio de nota, a prefeitura confirmou a suspensão dos atendimentos e informou para o público que tinha serviço agendado que uma nova data será definida em breve. Leia abaixo na íntegra.

"As Secretarias de Gestão e de Economia de Maceió comunicam que o atendimento presencial e funcionamento nas sedes, localizadas no Centro, permanecem suspensos nesta sexta-feira (2).

Os contribuintes com agendamentos marcados para quinta e sexta serão informados sobre novas datas para o atendimento. Os serviços para o público permanecem de forma remota.

A Prefeitura emitirá um novo comunicado quando o atendimento e as atividades nas Secretarias forem normalizados".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento