Sem mudanças: medidas de combate à pandemia são prorrogadas por mais sete dias

Publicado em 25/05/2021, às 18h33
Reprodução -

Redação TNH1

Depois de muitas reuniões e um cenário sem melhoras significas na pandemia do novo coronavírus, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) não anunciou mudanças no decreto de distanciamento que vencia hoje, optando por apenas prorrogar as medidas por mais sete dias. Nos bastidores, como adiantou o jornalista Ricardo Mota em seu blog, cogitava-se um recuo com algumas restrições, como acesso às praias nos finais de semana, mas as divergências entre o corpo técnico era grande. 

LEIA TAMBÉM

Apesar de anunciar a prorrogação, o governador Renan Filho deixou claro que novas medidas podem ser anunciadas nos próximos dias, caso os números continuem a crescer.

"Poderíamos já ter tomado decisões hoje, mas o secretário Alexandre Ayres, o presidente Hugo Wanderley, o secretário Fábio Farias e eu próprio, depois de ouvir todos da Saúde, decidimos que vamos prorrogar o decreto por mais sete dias, e a tendência é que tomemos, possivelmente nos próximos dias, novas decisões para garantir a preservação de vidas", disse Renan Filho, ao fazer um breve histórico da situação atual da pandemia em Alagoas.

"Nós observamos ao longo dos últimos dias o crescimento do contágio em Alagoas e o crescimento da ocupação hospitalar. Nós que chegamos a ter em torno de 65% de ocupação de leitos de UTI, voltamos a ter a ocupação próxima de 90%. Isso significa que o estado, infelizmente, mantendo o ritmo de contágio, vai ter que voltar a tomar as medidas no sentido de proteger vida, fortalecendo o distanciamento social e as medidas de isolamento".

De acordo com o governador, as projeções mostram que, caso o estado não consiga frear o contágio, a tendência é de crescimento no número de internações e, consequentemente, de mortes por Covid-19.

"Nós estamos com 342 pessoas nesse momento em Alagoas em leitos de UTI. Estamos com 855 pessoas internadas na rede hospitalar para o tratamento da Covid-19. Na última semana, tivemos o aumento do número de mortes. E há uma inferência, pela projeção e pelo crescimento da ocupação hospitalar, que, se nós não reduzirmos a velocidade de contágio e por consequência a internação de pessoas, teremos um crescimento no número de mortes", disse Renan Filho.

Com isso, continuam valendo as atuais medidas de combate à pandemia, confira: 

► Bares e restaurantes passam a funcionar até às 21h durante a semana e nos finais de semana

► Reabertura de cinemas, teatros, museus e parques temáticos com 30% de ocupação. Para este setor, a liberação ocorre a partir da 0h da sexta-feira (14).

► Shoppings passam a funcionar até as 21hs durante a semana e finais de semana

► A restrição de circulação, o chamado "toque de recolher", estendido para até as 22h

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Campanha da Casal renegocia dívidas com até 100% de desconto em juros e multas Sindav/AL se reúne com TRT/AL para tratar sobre implantação do novo método de acesso ao sistema PJe Detran Alagoas promove leilão virtual com 100 veículos conservados IBGE vai lançar dados inéditos do último Censo Demográfico no dia 17, na Ufal