Seis suspeitos morrem e 15 são presos em megaoperação policial em Salvador

Publicado em 22/09/2023, às 14h49
Haeckel Dias / Polícia Civil -

Davi Lemos / Folhapress

Uma megaoperação da Policia Civil da Bahia, que contou também com colaboração de equipes de Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, resultou em seis mortes e 15 prisões na manhã desta sexta-feira (22), no bairro de Águas Claras, em Salvador.

LEIA TAMBÉM

A polícia afirma que o grupo alvo da operação tem envolvimento com o tráfico de drogas e é responsável por mais de 30 homicídios. Ainda segundo a Polícia Civil, os seis mortos teriam resistido à prisão.

"Nas diligências, 15 homens e mulheres tiveram os mandados de prisão cumpridos e seis resistiram, foram socorridos para o hospital, mas não sobreviveram", diz a Polícia Civil, em nota. A reportagem questionou se houve policiais feridos, mas não obteve resposta.

Foram apreendidos dinheiro, armas e drogas durante o cumprimento de 15 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão na chamada Operação Saigon. A polícia não disse se os detidos já têm advogado.

"Esse grupo é responsável por mais de 30 homicídios. É uma operação resultante do trabalho investigativo de mais de um ano conduzidas por equipes do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), que reuniram informações de campo e utilizaram análises de dados de Inteligência e técnicas investigativas modernas, reunindo elementos de prova contra a atuação dos criminosos e permitindo a representação por medidas cautelares de prisão e busca e apreensão contra integrantes da organização", disse a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro.

Os suspeitos presos foram encaminhados para a sede do DHPP, no bairro de Itapuã, em Salvador.

A operação também tem alvos no sistema prisional e na cidade de Feira de Santana, onde a organização criminosa também atuaria, segundo a Polícia Civil.

AULAS SUSPENSAS - Cerca de 2.0000 alunos da rede municipal de ensino ficaram sem aula na região de Águas Claras. De acordo com a Smed (Secretaria Municipal da Educação), em decorrência da sensação de insegurança no bairro, cinco escolas -Eduardo Campos, Cantinho das Crianças, São Damião, Iraci Fraga e Francisco Leite-, tiveram as atividades suspensas.

O transporte público também foi afetado na região, com alterações em itinerários. A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade) afirma que os ônibus que operam nos bairros de Cajazeiras 7 e Águas Claras não estão seguindo até os finais de linha.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPT resgata 163 operários chineses em condições de escravidão na Bahia Turista de SP morto em Jericoacoara foi confundido com membro de facção rival, diz polícia Estilista morre em incêndio no apartamento onde vivia no Ceará Casal e bebê de 1 ano que estavam em ônibus na BR-116 iam passar Natal na Bahia