Redação
Até o fim deste ano, o Governo do Estado planeja contar com 20 Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps) já instalados ou em construção, que atenderão a 40 municípios alagoanos. A meta foi anunciada pelo governador Renan Filho que, na sexta-feira (05), inaugurou a sexta unidade em Ouro Branco, no Sertão de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
“Para você ter uma ideia, nas cidades onde já estão funcionando os Cisps, houve redução de 40% no número de homicídios. Tivemos uma redução ainda maior no roubo e furtos urbanos, porque há mais policiamento. E um gigantesco crescimento na apreensão de drogas e de armas”, afirmou o governador.
Os Cisps já foram implantados nos municípios de Boca da Mata, Murici, São José da Tapera, São José da Laje e Girau do Ponciano, além de Ouro Branco, recém-inaugurado. No dia 17, o governador entrega o Centro Integrado de Cajueiro, no Vale do Paraíba alagoano.
Outros quatro Cisps já foram licitados e serão construídos nos municípios de Viçosa, Igaci, Pão de Açúcar e Junqueiro. As ordens de serviços para essas obras começam a ser assinadas já na próxima semana.
“O Cisp aumenta o efetivo das cidades, melhora os equipamentos, integra o trabalho das polícias e tem trazido uma forte redução da violência. Por isso, os Cisps seguirão sendo instalados e espero, até o final do ano, chegar com 20 Centros Integrados, ou entregues ou em obras em Alagoas”, afirmou Renan Filho.
Cada Cisp está orçado em R$ 1.220.000,00. O Centro Integrado é destinado a alojar policiais civis e militares em um único ambiente, dotado de toda a infraestrutura necessária, favorecendo a integração das instituições da Segurança Pública do Estado. Até o fim de 2018, a meta é chegar a 30 Centro Integrados construídos.
LEIA MAIS