Segurança na Ufal: reunião com SSP é marcada para próxima semana

Publicado em 12/02/2025, às 10h20
Conselheiros aprovam prorrogação de prazo para Comissão apresentar proposta -

Assessoria Ufal

A comissão instituída pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas tem agenda marcada para a próxima segunda-feira (17), com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) para iniciar diálogo para futura proposta de parceria sobre segurança no Campus A.C. Simões. Mas a proposta do grupo é ampliar o diálogo e ouvir também a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que já recebeu ofício da Ufal solicitando definição de uma data para reunião.

LEIA TAMBÉM

A comissão teve uma semana para apresentar propostas de ações imediatas para a segurança na Ufal, mas o prazo foi considerado muito curto para conseguir as agendas para ouvir os órgãos de segurança e discutir um tema tão delicado e com muitas divergências na comunidade universitária. Por esta razão, bem como por se encontrar ainda no aguardo de conversas concretas com os responsáveis pelas pastas da segurança do estado, o presidente João Paulo Fonseca solicitou ao Conselho um novo prazo de 30 dias para que o grupo possa fazer essa aproximação com os órgãos de segurança e trazer o relatório circunstancial dos trabalhos.

Em reunião ordinária nesta terça-feira (11), presidida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, no exercício da Reitoria, o Consuni aprovou o prazo de 30 dias para que a comissão conclua a proposta com ações emergenciais para a Ufal. “Com esse prazo, vamos ter tempo de fazer essa ponte com as secretarias, SSP e Seprev, assim como alinhar os posicionamentos da própria comissão, que tem uma composição bem plural. Também entendemos, enquanto comissão, que, após a fase de ouvir as forças de segurança, nós traremos ao Conselho o resultado dessas escutas, e, a partir daí, o Consuni pode compor uma segunda comissão para propor uma ação de mais longo prazo”, justificou Fonseca, presidente da comissão.

Além da comissão do Consuni, a gestão central da Ufal também conversou com as coordenações dos cinco cursos que funcionam no prédio do Ichca –Dança, Filosofia, Teatro e História [licenciatura e bacharelado]– para o retorno às atividades. Desde a última segunda-feira (10), as aulas presenciais foram normalizadas, incluindo as demandas administrativas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar