Luan Paz
O verão traz consigo não apenas dias ensolarados, mas também desafios específicos para as rainhas dos jardins, as roseiras. Para garantir que suas flores permaneçam bonitas e saudáveis durante a estação mais quente do ano, eu trouxe algumas dicas essenciais que merecem sua atenção:
LEIA TAMBÉM
A primeira dica é manter a sua roseira sempre hidratada, ou seja, não esqueça de regar as plantas, pois a hidratação é essencial para manutenção. Regue preferencialmente pela manhã ou no final da tarde para evitar a evaporação rápida da água. E não esqueça de verificar a drenagem do solo esteja, para evitar o acúmulo de água ao redor das raízes.
Assim como nós, as roseiras podem sofrer com o excesso de sol. Então proteja-as dos raios solares mais intensos usando sombras temporárias, como tecidos leves ou telas de sombreamento. Isso ajudará a evitar que as folhas fiquem queimadas e garantirá um ambiente mais ameno para o crescimento das flores.
Durante o verão, as roseiras estão em pleno crescimento e florescimento. Fornecer os nutrientes certos é essencial, então utilize adubos equilibrados, ricos em nitrogênio, fósforo e potássio, o famoso NPK. Evite o excesso de fertilizantes, pois isso pode levar a um crescimento descontrolado e prejudicar a saúde da planta.
A poda é uma aliada valiosa durante o verão! Remova flores murchas e folhas doentes para incentivar novos brotos e prolongar o período de floração. Além disso, retire galhos cruzados ou que cresçam em direções indesejadas para melhorar a circulação de ar e prevenir doenças.
Outra dica importante é a aplicação de uma camada de mulch ao redor das roseiras. Ela ajuda a proteger as raízes do calor excessivo, na retenção da umidade do solo e inibe o crescimento de ervas daninhas. Para isso, utilize materiais orgânicos, como casca de pinus ou palha.
LEIA MAIS
Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?