Sefaz inaugura nova sede do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal

Publicado em 24/08/2020, às 19h01
Ascom MP AL -

Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) inaugurou nesta segunda-feira (24) a nova sede do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Conexos (Gaesf). A nova instalação é dotada de um espaço mais amplo e confortável para os servidores que integram o grupo, além de proporcionar maior infraestrutura para o trabalho nas operações, com segurança, modernidade e equipamentos de última geração. 

LEIA TAMBÉM

Durante a cerimônia de inauguração, a secretária especial do Tesouro Estadual, Renata dos Santos, frisou a importância desta realização para o combate às fraudes fiscais em Alagoas. “O Gaesf trabalha pelo bem do estado, da sociedade. Recuperação dos impostos sonegados e o combate às fraudes tributárias são as nossas principais missões, então, nada melhor que dotar o Grupo do prédio e do suporte fundamentais ao seu pleno exercício para que possamos obter resultados ainda melhores”, explicou.

“Essa inauguração é motivo de orgulho para mim e para todos os auditores fiscais da Receita Estadual, pois isso demonstra uma parceria de sucesso que vem dando frutos para o Estado e para a sociedade. A Sefaz através da sua Gerência de Pesquisa e Investigação tem colaborado com todo esse esforço em prol da melhoria da arrecadação e combate à sonegação fiscal”, ressalta o secretário especial da Receita Estadual, Luiz Dias. 

A principal missão do Gaesf é recuperar recursos que foram sonegados por grandes empresas. A atuação do grupo é feita através de uma parceria com o Ministério Público (MP), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e as polícias Civil e Militar. Atualmente, mais de R$ 444 milhões em impostos sonegados estão em processo de recuperação. Tal número é resultado de quinze operações que tiveram 76 pessoas presas e 258 mandados de busca e apreensão expedidos.

Além dos recursos devolvidos aos cofres públicos em decorrência das operações do Gaesf, o colegiado também conseguiu converter os valores sonegados em dois veículos à Polícia Civil, duas caminhonetes para a Uncisal, uma casa doada para servir de ambulatório da Uncisal, um imóvel para a Deic da Polícia Civil e uma sala para o estado de Alagoas. Ainda estão em processo final de doação um veículo para o comando da Polícia Militar e um terreno para servir de construção para uma unidade da PM em Maceió.

Na solenidade de inauguração do novo prédio, várias autoridades estiveram presentes. Dentre elas, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque. “O trabalho do Gaesf é de vanguarda, combatendo a evasão fiscal e buscando a punição para aqueles que insistem em enfrentar a lei da forma errada. Com os ativos recuperados, é possível ao estado fazer investimentos em áreas importantes, como saúde e educação. O Ministério Público de Alagoas tem muito orgulho do Gaesf e dos seus membros e estará sempre pronto para ajudar naquilo que for necessário”, garantiu o chefe do MP/AL.

O secretário executivo de Gestão Interna da Sefaz, Fábio Peixoto, destaca que a nova sede é um investimento no serviço público do Estado. “Esta nova acomodação vai servir para abrigar o trabalho conjunto do Ministério Público, da Secretaria da Fazenda, da PGE, da Polícia Civil e da Polícia Militar, todos em prol do combate à sonegação fiscal. Deste modo o investimento ali depositado irá rapidamente retornar aos cofres do Estado. Sem dúvida agora eles podem trabalhar com segurança e estrutura necessária para o desempenho de suas atividades”, finalizou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas