Secretaria da Fazenda está isentando imóveis de IPTU; veja se você tem direito

Publicado em 03/07/2024, às 12h26
Isenções duram por 10 anos e também abrangem o ITBI. | Foto: Arquivo Secom Maceió / Celio Junior -

Eberth Lins com Ascom Sefaz

Está inserido no Programa de Arrendamento Residencial (PAR) ou no Fundo de Arrendamento Residencial (FAR)? Se a resposta for sim, você tem direito à isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo, valores cobrados pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Mas para assegurar a isenção é preciso manifestar o interesse por e-mail ou via processo administrativo. As isenções são válidas por 10 anos. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Sefaz, o interessado deve atender os seguintes critérios: estar na faixa 1 do programa; o imóvel adquirido ser a única propriedade no nome do cidadão; e ser o primeiro imóvel adquirido pelo contribuinte.

"O pedido ou manifestação deve ser feito via processo administrativo ou pelo e-mail atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br. A secretaria disponibiliza a abertura do processo virtual aos interessados. Primeiramente, é necessário preencher o formulário e, em seguida, encaminhar para o e-mail protocolosetorial@sefaz.maceio.al.gov.br, com toda documentação necessária anexada em PDF. Caso opte por realizar o processo presencialmente, é necessário realizar um agendamento prévio no https://www.online.maceio.al.gov.br/1/agendamento/ e comparecer à sede da Sefaz, na Rua Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, com o requerimento preenchido e documentação original exigida", informou o órgão municipal, nesta quarta-feira (03).

Certidão - Os contribuintes que já solicitaram a isenção anteriormente não precisam abrir um novo processo. O cidadão ainda pode baixar uma certidão garantindo que o benefício já foi aplicado ao imóvel, válido apenas para os processos já deferidos. O documento está disponível no site online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024 e pode ser emitido com o número de inscrição imobiliária, que pode ser localizado nos carnês antigos do IPTU e documentos do imóvel. Caso possua alguma dúvida, basta entrar em contato com a Fazenda Municipal pelo e-mail atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br.

ITBI - O benefício estende-se para o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Nesse caso, é valido apenas para a primeira transmissão. O cidadão deve acessar o site de serviços da Secretaria, neste link, e encaminhar a documentação. Além do mais, a Sefaz Maceió disponibiliza, no mesmo site, um vídeo explicativo sobre como realizar o processo.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Saiba qual será o valor do salário mínimo em 2025 após nova regra do corte de gastos Azeite de oliva vai ficar mais caro ou barato em 2025? Veja cenários INSS divulga calendário de pagamentos para 2025 Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2025