Seagri retoma as atividades do Programa do Leite e alimento começa a ser distribuído

Publicado em 11/09/2020, às 19h06
Ascom Seagri -

Agência Alagoas

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) retomou, no mês de setembro, as atividades de distribuição do Programa do Leite. O órgão enviou a autorização para as cooperativas participantes, junto com as instruções do novo sistema.

LEIA TAMBÉM

A população alagoana, que teve a suspensão da distribuição do leite em junho, passou a receber o alimento desde os primeiro dias deste mês, o alimento é de essencial importância e nutre mais de 80 mil famílias que vivem em estado de pobreza e extrema pobreza em Alagoas. “O leite tem uma importância muito grande para a minha família. Além de alimentar todos aqui de casa que mora eu, minha filha e meus dois netos, é uma fonte de saúde, principalmente pra mim que tenho problema nos ossos e preciso estar tomando leite”, se emocionou Ivone Bandeira do Benedito Bentes. 

Até agora foi registrado o retorno de 30% nas entregas, pois algumas cooperativas ainda não retomaram a distribuição. A partir desta sexta-feira (11), o leite começa a ser distribuído na região do sertão.

Transparência e eficiência

Além da retomada do programa, a Seagri investiu também em um novo sistema de cadastro, que garante mais agilidade, eficiência e controle em todo o funcionamento do programa. 

Para a Secretária de Assistência Social do município de Coruripe, Verônica Rocha, a retomada do leite é uma ação que vai além da nutricional. A secretária falou também sobre a atualização cadastral. Para ela, o novo sistema trouxe para os gestores mais segurança e para a população, mais oportunidade.

“Principalmente na realidade que todo o país vem enfrentando de uma pandemia e pessoas morrendo de fome, a retomada do programa nos deixa mais próximos de cada usuário. Nossa população passa a ter mais qualidade de vida, a ingestão do leite aumenta a imunidade, até a saúde emocional muda, isso é um ganho. Só temos a agradecer e saber que quem ganha é lá na ponta, estamos fortalecendo os mais necessitados”, agradeceu Verônica ao declarar também que o novo sistema vem assegurar, dar mais transparência e eficiência ao programa. "Além disso, a população também ganhou com o novo sistema. Antes o leite era para crianças maiores de dois anos, hoje a Seagri inseriu crianças a partir de um ano de idade, veio acrescentar e mais uma vez só temos a agradecer". Comemorou a secretária que já recebeu e distribuiu o alimento para os moradores de sua cidade. 

Valorização e lucro para o produtor alagoano

O Programa do Leite ajudou também a valorizar a produção de todos os produtores em Alagoas. Agora o valor do leite aumentou, o que fez subir o preço de venda e proporciona maior lucro para o produtor. 

Diante desse aumento, visando não prejudicar o fornecimento, a Seagri já solicitou ao Ministério da Cidadania a autorização para que haja o pagamento do reajuste do valor e também realizou uma parte dos vencimentos anteriores, tudo dentro do permitido pela regulamentação do governo federal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas