Deisy Nascimento
O blog “Meu Bichinho” está sempre atento e hoje traz mais dicas importantes para você cuidar melhor do seu pet nestes dias quentes do verão. Cães e gatos não transpiram como os humanos, para a regulação da temperatura corporal. No caso deles, esse processo se dá, principalmente, por meio da respiração, por isso, em dias quentes, quando ofegantes e com a boca aberta, eles tentam diminuir a sua temperatura corporal, na intenção de se refrescar.
LEIA TAMBÉM
Entretanto, apenas essa capacidade natural pode se tornar insuficiente e levar o animal a um processo de hipertermia (situação em que o corpo apresenta um aumento acentuado da temperatura) e este quadro é considerado de emergência. Para evitar, ou melhor, minimizar danos à saúde deles eu trouxe algumas medidas, dez dicas, que poderão ajudar nisso.
1 – Manter seu pet hidratado. Coloque bebedouros espalhados em casa, na área, com pedrinhas de gelo de vez em quando, sem deixar expostos ao sol, isso ajudará muito. Troque sempre a água deles.
2 – Não passear nos períodos mais quentes do dia. Entre as 10h e às 17h é bom evitar passear com seu pet. Nesse horário a temperatura está muito alta e isso poderá colaborar para ocasionar queimaduras nas patinhas, aumento da temperatura corporal, aumento das batidas do coração (arritmia) e desidratação.
3 – Banhos regulares e tosa sempre em dia. No verão busque aumentar a quantidade de banhos em seu pet, pois ele se sentirá mais fresquinho.
4 – Meios alternativos para hidratar seu bichinho. Há diversas formas de refrescar o seu pet, como fazer picolé de frutas, por exemplo, molhar sua cabecinha após chegar da caminhada e como eu disse lá em cima colocar pedrinhas de gelo no bebedouro. Eles vão adorar!
5 – Cuidado ao deixar o pet sozinho em casa. Pois é, todo cuidado é pouco! Deixe seu pet em um ambiente arejado e não confinado em locais sem janelas ou que não seja ventilado.
6 – Jamais deixe os pets sozinhos no carro. De nenhuma forma você deve deixar seu bichinho de estimação dentro do carro enquanto vai fazer alguma atividade, mesmo que rápida. A temperatura do carro sobe rapidamente e, mesmo com o ar ligado pode ocorrer dele desligar sozinho. Um perigo!
7 – Filtro solar nos pets. No mercado pet já existem protetores solares voltados a eles. É importante, inclusive, para cães com pelagens mais claras.
8 – Não deixe a ração exposta ao sol. Jamais deixe a alimentação do seu bichinho exposta ao sol, pois ela pode ficar ruim e ocasionará problemas intestinais em seu doguinho com diarreia. Invista em ração com bastante nutrientes.
9 – Cuidados extras com cães idosos, com sobrepeso e problemas de saúde. Animais de focinho curto, idosos, com sobrepeso, com problemas cardíacos ou respiratórios devem ter atenção especial nos dias quentes, pois geralmente são mais suscetíveis a hipertermia. Limite os exercícios é só saía com eles em horários antes das 10h e após às 17h. Vá no ritmo deles!
10 – Atenção a pulgas e carrapatos. Verão é um período quente e de muita umidade que propicia uma maior incidência de parasitas! Vermífugos e proteção com medicamentos para evitar pulgas e carrapatos são necessários para os pets.
E acima de tudo! Sempre procure um médico veterinário para manter a saúde do seu bichinho de estimação em dia!
LEIA MAIS
De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?