Saúde recomenda vacinação contra subvariante da Ômicron; SE registra aumento de casos

Publicado em 12/12/2023, às 16h04
Agência Brasil -

TNH1

A nova variação da Covid-19, a subvariante da Ômicron, ainda não chegou à Alagoas, mas foi registrada em Sergipe, o que ocasionou em um aumento de 900% no número de casos da doença no estado vizinho. Nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem reforçado medidas preventivas, como a vacinação e o uso de máscaras.

LEIA TAMBÉM

Também é necessário manter uma boa ventilação nos ambientes fechados. As pessoas devem evitar aglomerações e ambientes fechados ou mal ventilados, principalmente durante as festividades de fim de ano, bem como, higienizar as mãos com álcool 70% ou água e sabão. 

“É necessário se conscientizar e adotar medidas de cuidado que auxiliam não apenas a manter a própria saúde, como também, ajudam a proteger a coletividade, quebrando a cadeia de infecção das doenças respiratórias e, principalmente, da Covid-19”, destacou o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Sesau, Renee Oliveira.

O último boletim divulgado pela Sesau com dados da Covid-19, do último dia 5 de dezembro, apontou que, à época, foram contabilizados 199 novos casos, somando-se aos mais de 341 mil já registrados desde o começo da pandemia. 

Crescente de casos

Em uma reunião no último dia 6, o Grupo Técnico-Científico da Sesau constatou que, mesmo com a crescente dos casos da doença em Alagoas, típica para esta época do ano, a população não deve se preocupar. 

A pasta reafirma que a única forma de conter a doença é a vacinação. A cobertura vacinal de Alagoas para a Covid-19, desde janeiro de 2021, quando teve início a vacinação, é de 69,40% para duas doses; 34,95% para três doses e 7,86% para quatro doses. 

Segundo a Sesau, os dados apontam uma cobertura vacinal baixa no estado, porque, de acordo com o calendário atual de vacinação, a população deveria ter recebido quatro doses para estar imunizada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chikungunya matou mais até agosto deste ano do que em todo 2023, alerta Fiocruz Sono irregular pode aumentar risco de derrame e ataque cardíaco, diz estudo O que é a hidrolipo e quais os riscos do procedimento feito por mulher que morreu em clínica em SP Hospital da Mulher passa a agendar consultas para inserção do DIU