Saúde promove encontro da Rede de Atenção Psicossocial

Publicado em 03/09/2019, às 19h29
Secom Maceió -

Redação

Para aperfeiçoar os serviços de assistência à saúde mental dos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a partir desta terça-feira (3) o I Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Maceió. O evento, que vai até esta quarta-feira (4), está sendo realizado no auditório do Campus 4 do Cesmac, no bairro Farol.

LEIA TAMBÉM

Com o tema “Saúde Mental e Redução de Danos: radicalizando o cuidado no território”, o objetivo do encontro é organizar a Rede de Atenção Psicossocial para propor e articular respostas à assistência dos usuários além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), chamando para o diálogo outros setores da Saúde, Educação, Assistência Social e Trabalho.

Para Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial do Município, é uma enorme satisfação promover esse encontro. “É uma grande alegria como profissional da Secretaria de Saúde de Maceió promover esse momento, que serve para construirmos a nossa tão sonhada rede de atenção psicossocial, pois sozinhos não conseguimos fazer nada. Temos que contar com esses parceiros tão comprometidos na melhoria da assistência aos usuários”, comemora.

“Esse é um trabalho intersetorial. Contamos com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Assistência Social (Semas), do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e de Esporte, Lazer e Turismo (Semtel), além do Consultório na Rua, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Unidades de Referência dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Residências Terapêuticas, que fazem parte da nossa Rede de Atenção Psicossocial”, completa Izolda Dias.

Atividades do Encontro

A abertura do encontro contou com uma emocionante apresentação do coral formado por pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noraci Pedrosa, localizado no Jacintinho. Com o auxílio de um maestro, que já desempenha atividades regulares com esses usuários, foram apresentadas músicas como “É preciso saber viver” (Roberto Carlos), “Balada do Louco” (Os Mutantes) e uma paródia feita por eles sobre os cuidados humanizados prestados pelos serviços no Município.

Além da apresentação do coral e da mesa de abertura, neste primeiro dia de encontro começam as oficinas onde serão construídos os protocolos de atuação com os usuários, divididos em três áreas: “Cuidados com o transtorno”, “Transtorno infanto juvenil” e “Uso de álcool e outras drogas”. Na tarde da quarta-feira (04), serão apresentados os resultados dessas oficinas, de forma que a partir das sugestões dos profissionais seja construído o cuidado aos usuários.

A solenidade de abertura contou com a presença da diretora de Atenção à Saúde do Município, Nara Albuquerque e de representante dos usuários atendidos pelos serviços de saúde mental, do Conselho Municipal de Saúde, da Supervisão Estadual de Atenção Psicossocial da Sesau, do Conselho Municipal de Políticas e Ações sobre Drogas e do Programa Justiça Presente, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara