Ascom SMS Maceió
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) garante a transparência no registro de dados nos serviços de fisioterapia realizados na rede credenciada do SUS graças ao BIOSUS. O sistema registra, por meio de biometria, a frequência dos usuários nesses serviços, transmitindo em tempo real e com total transparência os dados registrados.
LEIA TAMBÉM
O BIOSUS segue a Portaria nº18 de 16 de fevereiro de 2022, que dispõe do uso da biometria digital na rede credenciada SUS/Maceió. O procedimento, adotado pela Diretoria Especial de Auditoria e do Complexo Regulador da SMS, permite que os pagamentos realizados pelo Sistema de Regulação (SISREG) sejam feitos com maior segurança e transparência no emprego de recursos públicos. A mesma sistemática, inclusive, é utilizada nos planos de saúde em todo o território nacional.
Desde maio deste ano, os prestadores de serviços de fisioterapia estão cientes do novo modelo e em processo de adaptação ao sistema, período no qual foram considerados os levantamentos manuais dos procedimentos realizados. Para tanto, foi disponibilizado suporte do setor de Tecnologia da Informação (TI) da SMS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para auxiliar em casos de inoperância dos sistemas citados, sendo aceitos, ainda, registros offline dos atendimentos realizados.
A implementação do sistema BIOSUS representa o constante esforço da Saúde de Maceió e dos seus colaboradores para conferir transparência no emprego de recursos públicos. Em relação aos pagamentos realizados a todos os contratados desta SMS, estes podem ser consultados no Portal da Transparência da Prefeitura (https://www.transparencia.maceio.al.gov.br/). Os prazos de análise dos dados e consequente pagamento respeitam os trâmites de supervisão, auditoria e controle e estão firmados em contrato com esses prestadores.
Serviços oferecidos
Atualmente são oferecidos serviços de fisioterapia no PAM Salgadinho, em quatro Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e 22 clínicas. Os usuários que necessitarem de atendimento podem agendar a consulta pelo WhatsApp do Pronto no número 82 3312-5492, ou presencialmente nas Unidades Básicas de Saúde.
LEIA MAIS