Sangue do dragão, a milenar árvore asiática

Publicado em 25/09/2024, às 10h31

Luan Paz

Você sabe que algumas plantas podem viver centenas de anos, mas essa espécie endêmica do Iêmen pode viver milhares de anos, então hoje vamos falar dessa árvore asiática que já viu muita coisa acontecer.

LEIA TAMBÉM

Originária da pequena ilha de Socotra, no oceano índico, a sangue do dragão ou Dracaena cinnabari é uma árvore de constituição um tanto quanto incomum, formada por um tronco bastante ramificados em forma de rosetas, com aspecto peculiar, de folhas densas e grossas, formando uma espécie de guarda-chuva. Sua copa projeta uma sombra que transmite sensação de proteção, como se estivesse sendo acolhido e abraçado, principalmente na região desértica de sua origem.

São conhecidas pelo crescimento lento, devido as condições de sua origem, e pela sua longevidade. Dizem que algumas delas tem milhares de anos, possivelmente mais de 5 mil anos! Seu nome deriva da seiva, com uma cor vermelha intensa, muito utilizada na indústria de cosméticos, farmacêutica e como corante natural.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conhecendo o lúpulo, a planta que dá sabor a cerveja Conheça a celósia, espécie ornamental muito utilizada em arranjos Conheça tudo sobre o hibisco, do seu jardim para sua mesa Como as orquídeas Catasetum garantem sua polinização