Samu Alagoas inicia protocolos de práticas avançadas para enfermeiros

Publicado em 02/09/2024, às 17h58
Foto: Arnaldo Santtos/Ascom Samu -

Ascom Samu Alagoas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas deu início, no domingo (1º), aos protocolos de práticas avançadas do enfermeiro - Suporte Intermediário de Vida (SIV), o que representa um marco significativo para a Enfermagem no Estado. O reconhecimento do SIV pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é um avanço que fortalece a categoria, e destaca a importância do enfermeiro intervencionista no atendimento pré-hospitalar, quando as decisões rápidas e o raciocínio clínico são cruciais.

LEIA TAMBÉM

Esses protocolos, que abordam desde urgências hipertensivas até crises convulsivas e obstrução de vias aéreas por corpo estranho, foram cuidadosamente desenvolvidos para garantir a segurança e a humanização no atendimento de urgências.

A enfermeira Juliana Tenório, coordenadora de enfermagem do Samu, destaca que a implementação dessas práticas avançadas representa uma melhoria fundamental na atuação dos enfermeiros. "Agora, temos ainda mais respaldo para executar intervenções críticas com agilidade e precisão, mantendo sempre o compromisso com a vida e a ética profissional", salientou.

O reconhecimento legal do exercício profissional do enfermeiro e a introdução dessas novas práticas refletem o compromisso com a excelência no atendimento.

Para a enfermeira Beatriz Santana, coordenadora do Samu Maceió, essa iniciativa do Samu Alagoas é uma conquista para todos os profissionais de enfermagem. "Com o Suporte Intermediário de Vida, estamos capacitados para oferecer um cuidado ainda mais qualificado e seguro. Com isso, fortalecemos nossa atuação no campo do atendimento pré-hospitalar", destacou Beatriz Santana.

Além dos procedimentos operacionais padrão para emergências como paradas respiratórias e reações anafiláticas, o protocolo incluiu assistência ao parto iminente e identificação de morte óbvia por profissionais de enfermagem.

O enfermeiro Breitner Pereira Lima, coordenador do Serviço de Motolância, afirma que a inclusão do Suporte Intermediário de Vida é uma evolução necessária. "Ela nos permite intervir de maneira mais eficaz em situações críticas, reforçando a importância do trabalho em equipe e da liderança no dia a dia", frisou.

Essa nova fase do Samu Alagoas não só aprimora as competências dos profissionais de Enfermagem, mas também assegura que os pacientes recebam o melhor atendimento possível durante as emergências.

"A prática avançada de enfermagem no atendimento pré-hospitalar, é um passo fundamental para garantir que a população de Alagoas tenha acesso a um atendimento de excelência, com profissionais preparados para enfrentar os desafios mais complexos, com total responsabilidade e compromisso com a vida humana", destacou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros foram acionados para resgatar quatro pessoas em elevador Detran orienta sobre reabertura de processos de CNH com prazo a expirar em 31 de dezembro Ao lado do ministro Jader Filho, Paulo Dantas entrega Cisp e 250 casas em Santana do Ipanema Saiba quais os nomes de menino e menina mais registrados em Alagoas em 2024