Edson Moura
LEIA TAMBÉM
Ícone entre os veículos fora de estrada de alta performance, o Mercedes-AMG G 63 acaba de passar pela maior mudança em sua história. O modelo que vai custar no Brasil pouco mais de 1 milhão de reais, será um dos destaques da marca na 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre os dias 8 e 18 de novembro.
O Mercedes-AMG G 63 manteve suas formas clássicas, marcadas pelas linhas retas, que o caracterizam desde seu lançamento em 1979, mas se distingue ainda mais pela construção refinada, novo design exterior, acabamento interno ainda mais luxuoso e altíssimo nível de conforto acústico e de rodagem.
O novo Mercedes-AMG G 63 chega ao Brasil acompanhado de uma edição especial de lançamento, G 63 Edition 1, com acabamento especial.
Mantendo suas proporções claramente funcionais, o visual do lançamento é dominado pela grade Panamericana, inspirada nos veículos de competição da Mercedes-Benz da década de 1950. Ao mesmo tempo, o modelo reforça sua posição única, combinando sofisticação e requinte com alto desempenho fora de estrada e também no asfalto graças ao seu sistema de tração, à suspensão AMG RIDE CONTROL com novo desenvolvimento, aos modos de condução específicos da AMG e ao novo interior, com o “widescreen cockpit”.
A base para a característica AMG Driving Performance, tanto em estradas pavimentadas como fora delas, é garantida pelo novo motor 4,0 litros V8 biturbo de 585 cv, em conjunto com a tração integral privilegiando a traseira (40:60) com três bloqueios de diferencial. Outros destaques do modelo que contribuem para esse cenário são a transmissão automática de nove velocidades extremamente rápida, a suspensão dianteira independente com braços em V e a suspensão ajustável adaptativa.
A reinterpretação do inconfundível design criou fortes diferenciais, como a adoção da grade do radiador Panamericana, exclusiva da AMG, os arcos de rodas salientes, as marcantes ponteiras laterais do sistema de escapamento e as rodas, agora com até 22 polegadas de diâmetro.
Motor V8 biturbo AMG de 4,0 litros
Mais leve e compacto, o motor V8 biturbo AMG de 4,0 litros, substitui o anterior V8 biturbo de 5,5 litros. Neste modelo, ele gera 585 cv de potência e entrega um torque máximo de 850 Nm. Isso acontece ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 2.500 e 3.500 rpm, proporcionando uma sensação de superioridade natural. O Mercedes-AMG G 63 dispara de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,5 segundos. O desempenho dinâmico é mantido até a velocidade máxima, limitada eletronicamente a 220 km/h.
Os dois turbocompressores do motor são posicionados no interior do “V” formado pelas bancadas dos cilindros. A união do design mais compacto com respostas mais imediatas dos turbocompressores – graças à otimização do fluxo de ar em direção dos catalizadores próximos ao motor – proporciona um comportamento ainda mais dinâmico para o veículo. O motor V8 entrega potência com torque muscular em todas as faixas de rotação, sempre mantendo o baixo consumo de combustível e emissões reduzidas.
Dois turbocompressores com dupla entrada são utilizados para obter respostas mais rápidas. A carcaça é dividida em duas passagens de fluxo paralelas, combinadas com dois dutos separados no coletor de exaustão. Essa concepção possibilita controlar separadamente os gases no rotor da turbina. Dessa forma, os gases do escapamento do primeiro e quarto cilindro da bancada alimentam um dos dutos, os do segundo e do terceiro vão para o outro. O objetivo de tudo isso é evitar que os cilindros individuais sofram efeitos adversos no ciclo do gás. Isso reduz a retropressão e melhora a troca dos gases. O resultado é maior potência, em virtude da melhor alimentação do cilindro com mistura mais fresca, mais torque em baixa rotação e tempos de resposta muito rápidos.
Outros itens importantes do novo motor incluem pistões modificados, resfriamento intermediário otimizado e amplas melhorias na programação. A injeção direta de gasolina com aspersão direcionada com piezoinjetores, o cárter totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro com ajuste do eixo de comando, resfriamento do ar de alimentação com ar e água, gerenciamento do alternador, a função ECO start/stop e o modo “roda livre” foram todos mantidos.
Dados técnicos em resumo:
Ficha Técnica | Mercedes-AMG G 63 + Mercedes-AMG G 63 Edition 1 |
Motor | 4.0 litros V8 com dois turbocompressores |
Cilindrada | 3.982 cm³ |
Potência | 585 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo | 850 Nm entre 2.500 e 3.500 rpm |
Sistema de tração | Tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de torque privilegiando a traseira de 40-60 por cento |
Transmissão | AMG SPEEDSHIFT TCT 9G |
Peso (DIN/EC) | 2.485* kg/2.560** kg |
Aceleração 0-100 km/h | 4,5 s |
Velocidade máxima | 220 km/h |
*Peso líquido DIN, sem motorista; ** Peso liquido EC, com motorista (75 kg)
Preço Público Sugerido
Mercedes-AMG G63 R$ 1.049.900,00
Mercedes-AMG G63 Edition 1 R$ 1.179.900,00
LEIA MAIS