Saiba quem são os criminosos que pretendiam matar Moro e autoridades

Publicado em 24/03/2023, às 14h41
-

Último Segundo

A juíza Gabriela Hardt, da 9ª Vara Federal de Curitiba, divulgou na noite de quinta-feira (23) os nomes dos integrantes da  facção criminosa que pretendia matar o senador Sergio Moro (União Brasil), o promotor de Justiça Liconln Gakiya e outras autoridades. 

LEIA TAMBÉM

Segundo as investigações, R$ 3 milhões foram usados no plano que envolvia o aluguel de imóveis em Curitiba, onde Moro residia com a família, além do monitoramento das atividades do ex-juiz por pelo menos seis meses.

Ainda, a  Polícia Federal encontrou indícios que o dinheiro usado no plano para sequestrar e matar Sergio Moro veio do tráfico de drogas . Mensagens trocadas por suspeitos da facção criminosa apontam uma cobrança por uma prestação de contas.

A PF deflagrou a Operação Sequaz na última quarta-feira (22). No total, são cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária contra suspeitos situados em Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Veja quem são os investigados pela PF:

Janeferson Aparecido Mariano - Ele é o principal alvo da Polícia Federal por ser apontado como chefe do grupo “restrita 05”, responsável pelo planejamento e execução do plano de matar Sergio Moro. Segundo investigações, mensagens enviadas por Janeferson permitiram descobrir que os códigos “Flamengo” e “Tokio”, significavam "sequestro" e "Moro", respectivamente.

Claudinei Gomes Carias - Também chamado de "Carro", Claudinei foi responsável por alugar a casa em Curitiba que era utilizada para monitoramento de Moro. Ele também tinha a função de prestar contas dos gastos com a operação para o comando da facção criminosa.

Herick da Silva Soares - Conhecido como "Sonata", ele é ligado diretamente a Janeferson no grupo que planejava matar Moro. Herick ainda é apontado pelas investigações como “principal operacional de confiança” de Claudinei.

Franklin da Silva Correa - É considerado o funcionário do grupo. Ele é irmão de Herick e fazia o levantamento de possíveis vítimas da organização criminosa.

Aline de Lima Paixão - Namorada de Janeferson, Aline não é membro da organização, mas presta “auxílio direto” na área financeira feita pelo companheiro, segundo a polícia.

Aline Arndt Ferr - Ela teve a função de apurar e selecionar todos os dados de Moro e a família. A polícia indica que ela ainda participa “ativamente” das atividades de Janeferson. 

Cintia Aparecida Pinheiro Melesqui - Ela utilizada o codinome "Luana" e ela era de "muita confiança" dentro da organização, segundo as investigações. Cintia recebeu um carro em seu nome para fazer a vigilância de Sergio Moro e participu da escolha da chácara próxima a residência do senador.

Patrick Uelinton Salomão -  É integrante do PCC e deixou a penitenciária federal de Brasília, em fevereiro do ano passado, após cumprir pena. Segundo o MP-SP, ele está abaixo apenas da liderança máxima da organização. Foi condenado a um total de 15 anos e 10 meses de prisão e sairia apenas 14 de setembro deste ano, mas a pena foi reduzida.

Valter Lima Nascimento - Conhecido como Guinho ou Zoinho, apontado como parceiro fiel do maior fornecedor de drogas para essa facção criminosa, Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho. Nascimento já foi em 2002, 2004, 2006, 2017 e 2019 por portar drogas.

Reginaldo Oliveira de Sousa - Também chamado de "Rê", é membro da facção e tem antecedentes com tráfico de droga.

Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan - Ele é considerado importante dentro da hierarquia da facção. Conhecido como El Sid, tem antecedentes por roubo, tráfico de drogas e homicídio.

Outras pessoas como Hemilly Adriane Mathias Abrantes, Oscalina Lima Graciote e Ana Carolina Moreira da Silva tiveram algum tipo de envolvimento com a facção, mas teve pedido de prisão negado pela juíza Gabriela Hardt.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Patrão morre após ser esfaqueado por funcionário durante confraternização no interior de MG Câmera de segurança flagra momento do acidente que matou 38 pessoas em MG; veja PRF apreende 11 toneladas de drogas escondidas em carga de ração que seriam levadas para o RJ Bombeiros encerram trabalhos em grave acidente em MG; mais de 30 morreram