Saiba o volume de dados que você consome ao escutar música por streaming

Publicado em 21/07/2017, às 23h00

Redação

Os serviços de streaming de música são uma das facilidades da tecnologia atual que mudaram completamente o mercado. Se a indústria estava praticamente indo à falência com o modelo de vendas de álbuns individuais, que foi destruído pela pirataria, agora a situação mudou, com um modelo que agrada o consumidor com suaves pagamentos mensais.

LEIA TAMBÉM

O problema desse modelo é que ele depende de internet. A maior parte dos serviços oferecem a possibilidade de baixar e reproduzir as faixas offline, mas nem sempre há espaço suficiente no celular para isso e nem sempre o usuário quer se limitar a baixar e escutar apenas o que já conhece.

Por isso, é importante saber exatamente qual é o estrago que o seu aplicativo de músicas pode fazer no seu plano de dados 3G ou 4G. Especialmente aqui no Brasil, onde os pacotes das operadoras costumam ser caros e restritos, esse conhecimento é primordial para quem quer apostar no streaming.

Veja quanto você deve consumir de dados com seu app:

Spotify

Deezer

Apple Music

A Apple não informa a taxa de bits de suas músicas. O aplicativo alterna a qualidade do som dependendo da conexão, o que torna a medição difícil. Sabe-se, por medições independentes, que a qualidade máxima é de 256 kbps.

Google Play Music

Assim como o Apple Music, o aplicativo não informa a taxa de bits de suas músicas. Existem três níveis de qualidade que podem ser escolhidos pelo usuário, mas só é possível precisar a qualidade máxima, equivalente a 320 kbps

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025 Pets na ceia de Natal? Cuidados alimentares com cães e gatos nas festas