Saiba o que faz a Defesa Civil de Maceió em casos de incêndio

Publicado em 10/02/2024, às 09h01
Secom Maceió -

Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió tem atuado nos recorrentes casos de incêndio na capital alagoana. Em 2023, durante todo o ano, foram 23 ocorrências e, somente em janeiro de 2024, foram 12 casos registrados.

LEIA TAMBÉM

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AL) aciona a Defesa Civil Municipal que, incialmente, auxilia no isolamento da área e na verificação das residências, comércios vizinhos ao local atingido pelo incêndio.

“Esse primeiro momento é muito importante, para delimitar o perímetro de atuação do bombeiro e também avaliar de forma preliminar a estrutura, para identificar se há o risco de um desabamento iminente”, pontua Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

Após o combate total ao incêndio, os agentes da Defesa Civil de Maceió realizam nova vistoria, tanto no local atingido, quando ainda fica alguma estrutura, como nos imóveis ao redor.

Segundo o engenheiro civil do órgão, Júlio Normande, é necessário um período mínimo de 24 horas para que essa vistoria seja feita. “Esse tempo serve para que as paredes da estrutura esfriem pois, posteriormente podem apresentar consequências como rachaduras e fissuras decorrentes do calor do incêndio”, explica.

Quando a Defesa Civil Municipal identifica que há patologias que comprometem a estrutura do local, o órgão interdita o imóvel que só pode ser desinterditado quando o proprietário apresenta laudo de um profissional habilitado, garantindo a segurança estrutural do imóvel.

Enquanto o imóvel apresentar riscos de desabamento, não é liberado para acesso. E, nos casos em que a estrutura corre risco iminente de colapso, a Defesa Civil de Maceió recomenda a demolição.

“A gente atua diretamente com a prevenção de riscos e, essas vistorias são necessárias para que a vida das pessoas sejam salvaguardadas. É um trabalho em conjunto para um fim comum”, conclui o coordenador-geral.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Fim de ano: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió