Saiba o que eram os equipamentos da Braskem que afundaram na Laguna Mundaú

Publicado em 06/02/2024, às 15h09
Reprodução / PJM Drone -

TNH1

Uma grade com equipamentos utilizados pela Braskem para o preenchimento das minas no Mutange, em Maceió, afundou na Laguna Mundaú, nas proximidades da mina 18, durante o final de semana. O assunto gerou preocupação, uma vez que reacendeu a questão do afundamento na região.

LEIA TAMBÉM

O TNH1 entrou em contato com a Braskem, por meio da assessoria de comunicação, para saber, afinal, o que eram esses materiais e se poderiam ser um agravante no impacto ambiental.  

A empresa responsável pela mineração explicou que os tubos que afundaram são feitos de metal e eram utilizados nos poços para acesso às cavidades, e que, por estarem próximos à área da mina 18 e em área de aterro, ficaram sujeitos ao movimento da maré e às chuvas.

A Braskem atestou que os materiais não geram danos ambientais e que serão ‘devidamente repostos’ sem prejuízos ao cronograma do Plano de Fechamento de Mina, já aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). 

No site oficial, a mineradora explica que o solo na região da cavidade 18 está em “acomodação”. As últimas informações divulgadas dão conta de que existe uma desaceleração na movimentação do solo. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Natal e Ano Novo: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió Carro atinge ponto de ônibus e lanchonete após motorista dormir ao volante, em Mangabeiras