Redação
Deputado eleito para ocupar a presidência da Câmara até fevereiro de 2017, Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia (DEM-RJ) nasceu no Chile e cumpre na Câmara seu quinto mandato pelo Rio de Janeiro, local para onde se mudou com apenas três anos de idade.
LEIA TAMBÉM
Filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, Rodrigo tem 46 anos, é casado com Patrícia Vasconcelos e pai de quatro filhos. Antes de entrar para a política, Rodrigo trabalhou por sete anos como bancário.
Nas eleições de 2014, Maia conquistou 53.167 nas urnas.
O parlamentar já foi presidente Nacional do Democratas e atuou por dois anos como líder da bancada na Câmara. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da DRU. Participou ainda das CPI dos Correios e da CPI Mista da Petrobras. Hoje o deputado é membro efetivo das Comissões de Finanças e Tributação.
Em discurso para defender sua candidatura, Maia disse estar pronto para assumir o comando da Casa e afirmou que repúblicas não tem condições de consolidar sem a força do Congresso.
— Ofereço a dimensão da experiência que acumulei em quase 20 anos aqui dentro e a correção pela qual pautei minha vida pública.
Maia também disse que é necessário resgatar os bons modos de fazer política e defendeu que o papel do presidente da Câmara é "buscar consenso" sempre que possível e "usar a chave da democracia" quando não conseguir.
LEIA MAIS