Redação
Quem possui um computador portátil precisa tomar certos cuidados para que a bateria do notebook esteja sempre em dia, sem proporcionar problemas como o descarregamento rápido, e que causam dor de cabeça ao usuário.
LEIA TAMBÉM
Para isso, algumas dicas sobre as especificações do aparelho podem ser bem úteis a fim de manter a praticidade do notebook, que está justamente ligada a não dependência de cabos e tomadas o tempo todo para manter a bateria funcionando.
Para mostrar como você deve usar o seu notebook e o que realmente ajuda a preservar a bateria do aparelho, separamos alguns mitos e verdades que cercam o assunto. Nem sempre algumas crenças funcionam de verdade, inclusive, podem até mesmo comprometer a funcionalidade do computador e acabar prejudicando mais do que ajudando.
Um dos mitos mais repassados garante que é preciso tirar o computador da tomada quando a bateria do notebook carrega por completo. O que não é verdade.
Se você não precisa usar a mobilidade do aparelho, caso ele fique num escritório fixo, por exemplo, não há a necessidade de retirá-lo da tomada quando a bateria carrega, pois isso não interfere na vida útil da mesma bateria.
Isso também não é verdade, apenas um mito. Deixar o notebook sempre ligado não interfere na vida útil da bateria do notebook, que é medida pelo número de vezes em que ela atinge o carregamento total (100%) dela.
Esse carregar e descarregar totalmente é chamado de ciclo, e são os ciclos que interferem no tempo no qual a bateria pode ser utilizada, não exatamente se o notebook fica muito tempo ligado ou não.
Sim, isso não é mito. Deixar a bateria do notebook zerar, u seja, descarregar completamente, não é exatamente um problema, mas deixá-la descarregada por muito tempo faz com que a carga mínima contida na batera seja perdida. Isso sim prejudica a forma como ela pode ser mantida, tornando a bateria realmente inutilizável em pouco tempo.
Algumas baterias piratas até atendem as especificações técnicas do fabricante do aparelho e, nesse caso, não há problema algum em utilizá-las no seu dispositivo. Porém, se elas não apresentam essas especificações ou nenhum tipo de informação, o ideal, então, é evitar colocar essa bateria pirata em seu notebook, evitando problemas maiores.
Bateria do notebook viciada: o que fazer
mesmo que você tenha tomado todos os cuidados necessários com o seu aparelho, pode ser que a bateria do notebook acaba viciando. Isso significa que ela praticamente não consegue funcionar sem estar ligada à tomada, o que pode gerar incômodos e problemas.
Se isso acontecer, tente recalibrar a bateria, que costuma resolver os problemas, além de fazer uma descarga e recarga completas, podendo trazer vida extra à bateria.
Para recalibrar, conecte o computador em uma tomada e desative qualquer opção do sistema que suspenda suas atividades. Quando o indicador de carga mostrar que ela está 100% cheia, desconecte da tomada e deixe até que o notebook desligue sozinho.
Em seguida, recarregue-o novamente e reconfigure as opções de sistema. Na maioria das vezes, esse processo é o suficiente para ajudar a bateria do notebook melhorar o funcionamento e deixar de apresentar problemas como o descarregamento rápido ou até mesmo não conseguir ficar ligada sem estar na tomada.
Caso o procedimento não dê resultado no seu caso, sempre procure a assistência técnica da marca do seu notebook. Ela poderá informar com precisão as causas do problema e qual a melhor formar de consertar o problema e permitir que você continue utilizando o aparelho em perfeitas condições.
LEIA MAIS