Saiba como evitar os erros mais comuns no cultivo da rosa do deserto

Publicado em 29/02/2024, às 10h00

Luan Paz

A essa altura você já deve ter percebido que eu sou um grande fã de rosas do deserto e acredito que você também! Não dá pra negar a beleza dessa flor e o sucesso que ela faz em nosso país e a forma como cuidamos delas são essenciais para garantir que cresçam saudáveis e bonitas, por isso eu trouxe hoje alguns erros comuns e fáceis de serem evitados.

LEIA TAMBÉM

O primeiro é a rega diária, por não necessitar de muita água para se desenvolver, o excesso pode ser fatal para sua rosa do deserto, mas também não a deixe ficar muito tempo sem irrigar, pois a falta também pode ocasionar a perda da sua flor preferida. Na dúvida, use o teste do palito para saber o momento ideal.

Outro erro bem comum é deixar a rosa do deserto na sombra. Por serem plantas originárias de regiões áridas e semi desérticas, elas não só são adaptadas a luminosidade direta, como isso é essencial para o seu pleno desenvolvimento.

A adubação incorreta também é um erro que cometemos facilmente, às vezes achamos que apenas a utilização de substratos especializados para cultivo da rosa do deserto e o uso de fertilizantes para manutenção e floração são o bastante, mas não são! O ideal é que o substrato seja rico em matéria orgânica e bem drenado, que vão disponibilizar outros nutrientes essenciais, bem como garantir que a quantidade de água seja suficiente para sua planta.

Não realizar poda! A poda da rosa do deserto, além de dar ajustar o crescimento, promove o melhor desenvolvimento da sua planta, pois redistribui a energia para os pontos de crescimento necessários, porém faça a poda no período de dormência, entre o outono e o inverno.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conhecendo o lúpulo, a planta que dá sabor a cerveja Conheça a celósia, espécie ornamental muito utilizada em arranjos Conheça tudo sobre o hibisco, do seu jardim para sua mesa Como as orquídeas Catasetum garantem sua polinização