Saiba como agir se perceber um foco de incêndio perto de casa ou na estrada

Publicado em 11/09/2024, às 16h11
Devido ao perigo e à imprevisibilidade das chamas, que mudam de direção conforme o vento, a atuação dos especialistas é primordial para evitar fatalidades | Fotoarena / Folhapress -

Claudinei Queiroz / Folhapress

Com os focos de incêndio se espalhando por todas as regiões do estado de São Paulo, a população acaba sofrendo os efeitos da poluição provocada pela fumaça, mas o que fazer no caso de um foco aparecer no terreno próximo de sua casa ou quando você estiver passando de carro por uma rodovia?

LEIA TAMBÉM

O principal, segundo o capitão Roberto Farina, porta-voz da Defesa Civil estadual, é não combater o fogo e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

Devido ao perigo e à imprevisibilidade das chamas, que mudam de direção conforme o vento, a atuação dos especialistas é primordial para evitar fatalidades. Além disso, destaca Farina, se houver a necessidade do combate aéreo a um incêndio já em andamento, é montado um posto avançado para aquela ocorrência, seja para aeronave de asa fixa (avião) ou rotativa (helicóptero).

Atualmente, o governo estadual montou um gabinete de crise para centralizar a gestão do problema climático. Ele é abastecido de informações que chegam via ligação da comunidade, identificação dos agentes em campo e também via imprensa.

"Quando a população sabe o que está acontecendo e o que fazer, ela tem mais clareza e consegue compreender melhor o cenário crítico por que estamos passando. E para passar por esse cenário é imprescindível a atuação dos órgãos públicos e também da imprensa", afirma o capitão Roberto Farina, porta-voz da Defesa Civil estadual.

Confira abaixo as dicas de como proceder em caso de incêndios e também como evitá-los:

COMO AGIR SE PERCEBER UM FOCO DE INCÊNDIO

DICAS DE SAÚDE DURANTE O TEMPO SECO

Fontes: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL Fiscalização flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol no interior de Alagoas FPI do São Francisco: 167 animais silvestres são soltos no coração da Caatinga