Saiba 4 direitos que você tem como passageiro de avião

Publicado em 22/04/2017, às 13h41

Redação

Todo passageiro de avião precisa conhecer os seus direitos perante as companhias aéreas. Isso evita o pagamento de taxas ou multas abusivas, assim como possíveis reclamações fora do contexto por parte do cliente.

LEIA TAMBÉM

DIREITOS COMUNS DO PASSAGEIRO DE AVIÃO

Nem sempre as empresas informam os consumidores sobre seus direitos. O portal E-konomista separou 4 direitos que todo passageiro de avião deve conhecer antes de embarcar em sua próxima viagem.

REEMBOLSO

O passageiro de avião tem direito ao reembolso no valor de sua passagem em algumas situações. A primeira delas é quando a empresa remarca o horário do voo. Se a mudança for maior que 15 minutos, o passageiro tem o direito de pedir o reembolso no valor da passagem. Nesse caso, a companhia aérea não pode cobrar nenhuma taxa ou diferença na tarifa.

Se o cliente desistir das passagens em até 7 dias depois de efetuada a compra por um meio online, também pode receber o reembolso integral do valor, como garante a Lei do Arrependimento.

Já em casos de cancelamento por parte do cliente, atrasos que impossibilitam o embarque e outros problemas do tipo, o passageiro de avião também pode pedir o reembolso do valor da passagem, porém poderão ser descontadas taxas e multas, de acordo com a política da empresa. Consulte os valores diretamente com a companhia.

As empresas aéreas têm até 30 dias para efetuar a devolução do dinheiro ao cliente. Lembre-se que o reembolso sempre deverá ser feito e exigido da companhia aérea, mesmo que a compra tenha sido feito por sites de passagens aéreas.

REMARCAÇÕES

O passageiro de avião também pode optar pela remarcação da data de sua viagem quando o voo é mudado de horário ou cancelado pela companhia aérea, quando se atrasa e perde o embarque.

Em caso de overbooking – quando uma empresa vende mais passagens do que o número de assentos disponíveis no avião – a própria companhia procura passageiros que possam remarcar a passagem para o próximo voo. Sem nenhum custo adicional para o cliente. Mesmo sem qualquer imprevisto, o passageiro de avião tem o direito de remarcar a sua passagem antes da viagem.

ALTERAÇÕES

Qualquer alteração que o passageiro de avião peça para a companhia aérea fazer em sua passagem, a empresa poderá cobrar uma taxa chamada “No show”. Essa taxa é um valor adicional cobrado tanto para alterar quanto para reembolsar o cliente.

Essa é uma cobrança legal, pois implica como uma multa que o cliente paga por ter reservado um lugar que a empresa poderia ter vendido para outra pessoa.

INDENIZAÇÕES

Em algumas situações, o passageiro de avião pode solicitar uma indenização por parte da empresa aérea. Um desses casos é quando ocorre extravio de bagagem. Após o despache das malas, elas se tornam responsabilidade da companhia aérea, sendo assim, uma vez que elas extraviam (vão para outro destino), a empresa deve arcar com o prejuízo do passageiro.

Em caso de perceber que a bagagem foi danificada ou até mesmo roubado durante o voo, o passageiro também tem o direito de pedir indenização à empresa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cadê o gorgonzola? Entenda por que o queijo azul está mais comum nas prateleiras Dia do Servidor Público é feriado ou ponto facultativo? Entenda o 28 de outubro Condição rara: filhote de suíno nasce com dois sexos no interior de Alagoas Proibidão do freezer: 7 alimentos que não devem ser congelados