Rui pede cassação de Cícero e acusa Renan Filho de uso da máquina pública na campanha

Publicado em 14/09/2016, às 10h35

Redação

A Coligação "Pra Frente Maceió" – PSDB, PP, PR, PDT, PPS, DEM e PROS – encabeçada por Rui Palmeira (PSDB), entrou com uma ação na Justiça Eleitoral contra a coligação "Pra Maceió Voltar a Crescer", que tem como candidato a prefeito, Cícero Almeida (PMDB), por abuso de poder político e econômico.

LEIA TAMBÉM

A coligação do atual prefeito acusa Almeida de usar imagens da propaganda oficial do Governo do Estado Horário Eleitoral Gratuito na TV. Na coletiva realiza na manhã de hoje, foi exibido um vídeo com as imagens usada pelo candidato Cícero Almeida que também ilustram peças publicitárias do governo do Estado. (veja vídeo abaixo)

Na ação, a coligação de Cícero Almeida também é acusada de usar servidores públicos comissionados na convenção, realizada no dia 5 de agosto de 2016, que aconteceu no horário do expediente do Poder Executivo Estadual. 

Além de Cícero Almeida, o governador Renan Filho, o candidato a vice prefeito da coligação, Galba Novaes, e uma assessora especial do gabinete do governador, Janaína Braga são alvos da ação. 

De acordo com o advogado Ricardo Wanderley, que representa a Coligação encabeçada por Rui Palmeira, Janaína Braga tem se dedicado a campanha eleitoral em horário de expediente, e tem usado seus perfis em redes sociais para divulgar a candidatura de Almeida.

"Embora a presente campanha seja realizada em âmbito municipal, tem se observado a utilização da máquina publica estadual em beneficio da coligação representada na ação, o que pode incorrer em desequilíbrio em desfavor dos demais concorrentes à Prefeitura", informa parte da ação.

A ação pede que a Justiça Eleitoral proíba o Governo do Estado de divulgar propagandas sobre as ações realizadas em Maceió durante o período da campanha eleitoral. A ação foi impetrada na Justiça Eleitoral na última segunda-feira (12).

A assessoria de comunicação da coligação Pra Maceió Voltar a Crescer ficou de encaminhar nota à imprensa sobre o assunto. Janaína Braga informou que não irá comentar o caso e que se pronunciará em juízo. 

Em entrevista à reportagem do TNH1, o candidato Cícero Almeida, da coligação Para Maceió Voltar a Crescer, negou que haja irregularidaades na sua campanha. "Tudo foi feito dentro do conhecimento técnico, jurídico, respaldado pelos nossos marketeiros que estão comandando a campanha. O ato ilícito ou irregular não será cometido pela minha equipe em momento algum ou para favorecer minha campanha ou projeto político. Não trabalhamos pausados nesta linha", disse Almeida.

Sobre a assessora especial do governo, Janaína Henriques Braga, Cícero Almeida disse que ela não mais faz parte dos quadros do governo. "Ela foi exonerada no dia 23 para poder nos acompanhar em todas as caminhadas e contribuir com nossas redes sociais. Não há irregularidade nisso", afirmou o candidato.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia. Votos brancos, nulos e abstenções superam votação do segundo colocado em Maceió Não votou no 1º e/ou 2º turno? veja prazos para justificar Após contagem de votos, eleição para prefeito segue indefinida em 146 cidades