Rui Palmeira vai qualificar cadeia do sururu em Maceió

Publicado em 21/02/2017, às 16h45

Redação


LEIA TAMBÉM

O prefeito Rui Palmeira lançou, nesta terça-feira (21), o Projeto Maceió Mais Inclusiva Através de Economia Circular, um programa de inclusão coletiva que vai trabalhar o melhoramento da cadeia do sururu no Centro Pesqueiro de Jaraguá. A iniciativa é uma parceria com o Fundo Multilateral de Investimento (Fumin) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e vai beneficiar diretamente 1.600 famílias de pescadores com incremento da renda, além de fortalecer a cultura maceioense. 

“Nós vamos capacitar e valorizar as pessoas que vivem da cadeia do sururu. Vamos elevar o sururu através de uma depuradora e do tratamento das cascas que serão aproveitadas para outros produtos, a exemplo de fertilizantes, material para a construção civil e alimentação animal”, detalhou o prefeito, acrescentado que a inciativa é parte do trabalho para requalificação da orla Lagunar, que vai ganhar novas estruturas com o Programa Maceió de Frente Pra Lagoa. 

A intenção, segundo o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, é qualificar e fortalecer a cadeia do sururu, que poderá ser vendido a vácuo, alcançar o mercado nacional e até internacional. “Entre os maiores benefícios da iniciativa, estão a criação de emprego e renda para a comunidade da Vila dos Pescadores. Vamos conseguir trabalhar o pescado, exposição e comercialização, além de tornar nosso Centro referência em todo o Brasil”, acrescentou Galvão. 

“Vamos trabalhar com as cadeias de pescado e sururu para gerar desenvolvimento através de novos produtos no conceito da Economia Circular, quando os rejeitos de uma cadeia viram insumos para uma nova cadeia, a exemplo da casca do sururu que embora tenha muito valor hoje é descartado”, explicou a especialista do Fumin, Luciana Botafogo.

A Prefeitura de Maceió já contratou o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) para prestar consultoria aos trabalhadores da cadeia do sururu na capital. 


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada