Redação
Mudanças no secretariado e perspectiva de recebimento de recursos para obras em Maceió foram os principais temas tratados pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB), durante a cerimônia de posse, neste domingo (1), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na Jatiúca, onde também foram empossados os 21 vereadores eleitos em outubro do ano passado.
LEIA TAMBÉM
De acordo com Rui Palmeira, por meio da reforma administrativa já aprovada, duas secretarias municipais serão extintas, e o serviço de licenciamento de empreendimentos será unificado em uma única pasta.
Ele falou ainda em reorganização do secretariado com a mudança de alguns gestores. Felipe Mamede, por exemplo, deixa a Secretaria de Administração e vai para a Finanças; Reinaldo Braga sai do Controle do Convívio Urbano para a Administração; Ib Brêda assume a Infraestrutura e Ricardo Lessa fica na Secretaria do Trabalho.
Obras
Rui Palmeira comentou algumas das obras prometidas durante a campanha, para as quais aguarda investimento federal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Ele confirmou ter feito um “apelo” ao presidente Michel Temer (PMDB) para a liberação de verba para o programa "Nova Maceió", que prevê a pavimentação de 600 vias e a ampliação da rede de saneamento da cidade. “O aperto financeiro vai continuar e a gente precisa do investimento. O cidadão não quer saber se a obra é municipal, estadual ou federal. Se o Governo do Estado e se o presidente Temer quiserem continuar investindo em Maceió, são muito bem vindos”, declarou.
Outro programa que depende da liberação de recursos é o “De frente pra lagoa”, que pretende construir 1.900 unidades habitacionais e 192 estabelecimentos comerciais na orla lagunar, além de reurbanizar a região com saneamento, pavimentação e iluminação.
“Devemos ter a última missão do BID, que é de análise, em fevereiro, para ter o financiamento do ‘De frente pra lagoa’. O ‘Nova Maceió’ já está no Tesouro Nacional e esperamos ter as operações de crédito aprovadas em breve. Fiz esse apelo ao presidente Temer”, disse.
Também está em andamento o programa “Domingo é Meia”, que concede desconto de 50% da passagem de ônibus aos domingos.
Questionado sobre a intenção de se candidatar a governador em 2018, Rui preferiu não comentar o assunto. “A gente deixa 2018 para 2018”, afirmou.
Turismo, indústria e comércio
Com o discurso voltado para a continuidade e aperfeiçoamento do trabalho realizado na gestão da Prefeitura de Maceió entre 2013 e 2016, o vice-prefeito Marcelo Palmeira e o secretário de Saúde José Thomaz Nonô citaram boas perspectivas para o início do segundo mandato.
Para Marcelo Palmeira, apesar da crise econômica, que deve perdurar em 2017, Maceió está com o turismo em alta, e é nesse setor que o Município deve investir, bem como na indústria e no comércio. “O momento que o Brasil vive não é bom, mas temos que olhar pra frente e seguir desenvolvendo a cidade. Maceió está lotada de turistas, e a população agradece, porque isso gera emprego, renda. A cidade também possui potencial industrial, e vamos investir nisso e também no comércio varejista”, disse.
Assim como o vice-prefeito, o secretário Thomaz Nonô relembrou o resultado das urnas em outubro, que segundo ele “referendou” o trabalho da gestão e anunciou uma revisão tributária e fiscal no Município, que visa “melhores condições de administração da Prefeitura”.
“O ano de 2017 não parece que será extraordinário, mas a Prefeitura tem o apoio dos deputados federais, e está aqui hoje o ministro Maurício Quintella”, citou.
Ele ainda falou sobre a área da Saúde e as melhorias realizadas, e divulgou que em fevereiro deve iniciar uma reforma na Secretaria.
LEIA MAIS