Secom Maceió
Lançado em 2013, o Portal da Transparência de Maceió (http://www.transparencia.maceio.al.gov.br/) ganhou, este mês, uma versão repaginada. Agora integrado com o site da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser), o acesso aos dados sobre a execução financeira dos programas de governo ficou mais fácil. As consultas a receitas, despesas, contratos, convênios e licitações estão mais rápidas e descritivas.
“Pensamos numa forma de facilitar ainda mais a pesquisa e ampliar a participação cidadã dos maceioenses. O novo portal mantém a fidelidade às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, mas tem um visual mais intuitivo, que apresenta gráficos em tempo real e mostram a atuação das receitas e despesas no Município”, disse Palmeira.
Nota 10 na última Escala Brasil Transparente do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), em 2017, o Portal da Transparência de Maceió foi considerado um dos melhores entre as capitais brasileiras e o melhor entre os municípios alagoanos, nas avaliações realizadas nos últimos anos pelo Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). " A atualização mantém os mesmos índices de qualidade atestados nas pesquisas nacionais, que colocaram Maceió em primeiro lugar no Estado", frisou o prefeito.
LEIA TAMBÉM
Acessibilidade
Entre as melhorias do Portal da Transparência está a renovação, por meio da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI), do contrato de serviço de tradução para libras, a língua brasileira de sinais, com a empresa Hand Talk.
Desde que foi instalada, a ferramenta de acessibilidade realizou cerca de 10 mil traduções com a ajuda do Hugo, intérprete virtual 3D, possibilitando mais acesso às informações e dados do portal. A tradução para libras se estende a todas as informações contábeis e financeiras, incluindo consultas em tabelas, em tempo real.
"O usuário pode contribuir com o aperfeiçoamento do portal enviando mensagens com sugestões, críticas e solicitações de informações, por meio da pesquisa disponível na página inicial”, explicou Rui Palmeira.
LEIA MAIS