Rui Palmeira ressalta transparência na gestão de contas em Maceió

Publicado em 24/08/2018, às 10h49
Prefeito Rui Palmeira | Secom Maceió -

Secom Maceió

Lançado em 2013, o Portal da Transparência de Maceió (http://www.transparencia.maceio.al.gov.br/) ganhou, este mês, uma versão repaginada. Agora integrado com o site da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser), o acesso aos dados sobre a execução financeira dos programas de governo ficou mais fácil. As consultas a receitas, despesas, contratos, convênios e licitações estão mais rápidas e descritivas.

“Pensamos numa forma de facilitar ainda mais a pesquisa e ampliar a participação cidadã dos maceioenses. O novo portal mantém a fidelidade às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, mas tem um visual mais intuitivo, que apresenta gráficos em tempo real e mostram a atuação das receitas e despesas no Município”, disse Palmeira.

Nota 10 na última Escala Brasil Transparente do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), em 2017, o Portal da Transparência de Maceió foi considerado um dos melhores entre as capitais brasileiras e o melhor entre os municípios alagoanos, nas avaliações realizadas nos últimos anos pelo Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). " A atualização mantém os mesmos índices de qualidade atestados nas pesquisas nacionais, que colocaram Maceió em primeiro lugar no Estado", frisou o prefeito.

LEIA TAMBÉM

Acessibilidade 

Entre as melhorias do Portal da Transparência está a renovação, por meio da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI), do contrato de serviço de tradução para libras, a língua brasileira de sinais, com a empresa Hand Talk.

Desde que foi instalada, a ferramenta de acessibilidade realizou cerca de 10 mil traduções com a ajuda do Hugo, intérprete virtual 3D, possibilitando mais acesso às informações e dados do portal. A tradução para libras se estende a todas as informações contábeis e financeiras, incluindo consultas em tabelas, em tempo real.
 "O usuário pode contribuir com o aperfeiçoamento do portal enviando mensagens com sugestões, críticas e solicitações de informações, por meio da pesquisa disponível na página inicial”, explicou Rui Palmeira.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara