Redação
LEIA TAMBÉM
O prefeito Rui Palmeira e a secretaria municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, reinauguraram, na manhã desta terça-feira (28), a Escola Municipal Professor Corintho da Paz, no Eustáquio Gomes, parte alta da capital. A revitalização completa da unidade de ensino foi executada a partir de recursos próprios arrecadados pela Prefeitura de Maceió e vai beneficiar os cerca de 800 alunos das modalidades Fundamental (1 º ao 5º ano) e Educação para Jovens e Adultos (EJA) que são atendidos pelo equipamento social.
Também na manhã de hoje, foi assinada a ordem de serviço para a construção de mais um equipamento de educação, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Maria, que também vai beneficiar a região. O investimento é de R$ 2 milhões em recursos federais e contrapartida do Município.
O prefeito Rui Palmeira destaca as ações de melhorias que a Prefeitura vem desenvolvendo na área educacional. “Esta é mais uma unidade de ensino totalmente revitalizada que estamos entregando à população com uma estrutura que não deixa a desejar a qualquer escola particular de Maceió. O espaço conta com professores capacitados, além de toda estrutura capaz de desenvolver o lado social e intelectual das nossas crianças. É muito gratificante ver que apesar das dificuldades financeiras que o país enfrenta, o município tem conseguido, com recursos próprios, investir na construção e na reforma de escolas”, enfatizou o prefeito.
Ana Dayse Dórea, secretária municipal de Educação, afirma que as obras vêm para melhorar não só a qualidade da educação, mas a qualidade de vida dos servidores e, principalmente, dos alunos. A secretária também lembrou que há um processo seletivo para cargos administrativos em aberto e que a meta é realizar concurso público para alguns cargos da Rede.
“São escolas que estavam em péssima situação e não tinham a menor condição ou qualidade exigida para funcionar. Mas o que temos visto são grandes obras realizadas com recursos próprios graças ao prefeito que teve o cuidado de priorizar a educação. Esta é quinta escola entregue neste porte, mas ao todo são 13 unidades com reformas semelhantes. Ainda há unidades que precisam de melhorias, mas estamos levando ações de manutenção a cada uma”, afirmou Ana Dayse.
Reforma
O prédio ficou mais arejado e recebeu novo piso, as paredes ganharam novo revestimento, a cantina foi melhorada, os banheiros foram contemplados com louças e o espaço para a convivência coletiva ganhou nova cara. “A reforma da escola representa tudo que nós aguardávamos há 19 anos. É o nosso sonho que se tornou realidade. Os refeitórios foram totalmente reformados, os vestiários, os banheiros, e, além disso, nossa escola foi contemplada com toda a acessibilidade, pois nós temos crianças especiais e precisávamos desse olhar diferenciado”, comemorou Vera Lúcia Batista, diretora da unidade.
A Escola Corintho da Paz, que foi fundada em 1983, não sofria intervenções em sua estrutura desde 1998, ano em que recebeu sua última reforma. A unidade de ensino integra o projeto de reestruturação da Rede Municipal de Ensino desenvolvido pelo Município e futuramente vai passar a funcionar na modalidade de tempo integral atendendo crianças de comunidades como Eustáquio Gomes, Hamilton de Morais, Santa Maria, Jardim Saúde, Otacílio Holanda, Lucila Toledo, Gama Lins, Denisson Menezes e Santos Dumont, entre outros.
Patrono
A Escola Municipal Professor Corintho da Paz recebeu esse nome como homenagem a sua dedicação ao magistério. Ele é filho do ex- prefeito Corintho Campelo da Paz. Devido ao compromisso que teve em contribuir com o crescimento da nação, com maior ênfase na Educação, foi indicado e aceito para dar seu nome à instituição de ensino que em 2015 passou a chamar-se Escola Municipal Professor Corintho da Paz, através da Portaria Nº 047/14, Diário Oficial de 17 de junho de 2014.
LEIA MAIS