Redação
O prefeito Rui Palmeira e outros 100 prefeitos brasileiros participam nesta quinta-feira (24) da 69ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), evento nacional realizado no Rio de Janeiro. A reunião começou ontem e o grupo está debatendo temas conjunturais e estruturantes para os municípios brasileiros, principalmente diante do cenário de crise econômica nacional.
LEIA TAMBÉM
Representando Maceió, Rui Palmeira relatou aos demais gestores das cidades brasileiras – a maioria prefeitos de capitais e cidades de médio e grande porte – as dificuldades financeiras que as gestões municipais vêm enfrentando diante das constantes quedas dos repasses federais para Maceió e para as demais cidades, da lentidão na autorização necessárias aos municípios contraírem empréstimos com organismos exteriores e do não cumprimento por parte da União de compromissos firmados com os municípios.
“Em Maceió estamos gerenciando as finanças com extremo rigor, e é isso que vem possibilitando à Prefeitura realizar obras e ações de pavimentação, reformas e construção de escolas, postos de saúde e centros de educação infantil, assim como melhorar a limpeza e a iluminação da cidade. Mas, de fato, a crise econômica tem um efeito nocivo que exige esforço redobrado das gestões e de suas equipes” afirmou Rui Palmeira.
Outro tema de debate no evento é o subfinanciamento da saúde pública. Prefeitos de todo o país são unânimes em apontar que os recursos disponíveis no Orçamento Geral da União para o investimento em saúde não são suficientes para suprir a demanda da população. Também estará em pauta estratégias para o financiamento do sistema de transporte coletivo urbano.
No quesito transportes público, a FNP vem acompanhando e propondo alternativas ao tema, em busca de novas opções para o financiamento do sistema de transporte coletivo urbano. O fechamento das contas municipais em 2016 também está na programação da Reunião de Prefeitos e essa pauta também inclui debate sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e os princípios da boa gestão.
LEIA MAIS