Rui Palmeira participa da primeira colheita em horta urbana

Publicado em 05/08/2017, às 16h42

Redação

Quase dois meses após seu lançamento, a primeira horta urbana de Maceió já trouxe resultados. O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã deste sábado (05), da colheita de hortaliças, verduras e legumes cultivados pelos moradores do Loteamento Nascente do Sol, no Benedito Bentes.

LEIA TAMBÉM

O projeto inovador, executado em parceria entre a Prefeitura e moradores da região, foi criado para engajar a comunidade. “Foi uma forma que encontramos para manter limpos terrenos como estes, que antes eram destino para o descarte de lixo irregular. Agora, a população poderá colher alimentos de qualidade, sem agrotóxicos”, destacou Rui.

Ainda segundo o prefeito, é gratificante voltar à área, antes abandonada, que hoje é produtiva. “Estivemos aqui há 40 dias e hoje fizemos a primeira colheita. Colhemos salsa, alface e, em breve, vai ter tomate, repolho e outros vegetais. É muito bom ver a comunidade cuidando desse projeto. Queremos estimular esse tipo de ação em outros pontos da cidade”, disse.

O projeto foi inspirado em ações executadas em outras capitais que já desenvolvem a cultura de hortas urbanas. A escolha do local foi estratégica, pois se tratava de uma área degradada, que foi reestruturada para receber a horta.

“Um terreno que era todo utilizado para descarte irregular de lixo, fizemos a limpeza e hoje temos a primeira horta urbana de Maceió. Agora a população colhe os frutos desse primeiro projeto com alimentos de qualidade em uma área que está sendo bem aproveitada”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres.

O gestor adiantou que outros projetos deverão lançados até o final de agosto. “Vamos fazer uma horta medicinal e estamos estudando também um segundo local para fazer outra horta urbana em Maceió. Vamos fazer com parceria com escolas para criar hortas onde as crianças terão acesso a uma alimentação saudável, sem contar que faremos nossa a parte, com a educação ambiental. Em 15 dias teremos uma grande surpresa que o primeiro Pomar Urbano em Maceió”, adiantou Acioli.

O projeto

A Semds capacitou os moradores da primeira região contemplada pelo projeto pioneiro iniciado na Semana Maceió Mais Sustentável. Em junho, a população participou do curso de horta e compostagem para aprender sobre o plantio e manuseio, conhecimento passado por um técnico agrícola do Instituto Lagoa Vida e por agrônomos da Secretaria. A capacitação é uma das etapas primordiais de implantação da horta, para que os vegetais sejam cultivados de maneira adequada até que chegue o período da colheita.

Para o cultivo das hortaliças e vegetais, foram estruturados canteiros com a utilização de bambus e garrafas para comportar o adubo e as mudas plantadas pelos próprios moradores. Na horta do Nascente do Sol são cultivados alface, tomate, pimentão, coentro, salsa, couve-flor, berinjela e repolho.

Segundo o vice-prefeito, Marcelo Palmeira, essa ação mostra como é importante incentivar a educação ambiental. “O projeto leva para as comunidades a importância dos cuidados com o meio ambiente. Com a horta, a criançada participa e cuida. Maior prova disso é hoje, com essa colheita, com os moradores do Benedito Bentes num sábado de sol e de muita alegria para todos nós”, disse.

A horta urbana segue o princípio da agricultura familiar, sem a utilização de agrotóxicos ou adubo industrial, para garantir a qualidade do alimento cultivado. De acordo com a Semds, o projeto será expandido para outras comunidades e escolas, incentivando a participação da população.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada Familiares, autoridades e admiradores de Biu de Lira participam de Missa de 7º Dia Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió