Rui Palmeira inaugura unidade de saúde em parceria com Ufal

Publicado em 11/10/2019, às 19h55
Marco Antônio/Secom Maceió -

Secom Maceió

A saúde pública de Maceió ganhou um importante reforço. O prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, inauguraram, nesta sexta-feira (11), mais uma Unidade Docente Assistencial (UDA), desta vez, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A UDA foi instalada atrás do Campus A.C. Simões, no bairro Cidade Universitária, e é a segunda maior unidade de saúde da capital.

LEIA TAMBÉM

O espaço recebe o nome Professor Gilberto de Macedo, em homenagem ao médico alagoano que lecionou na área da Psiquiatria, na Ufal.

Esta é a quarta UDA entregue pelo prefeito Rui Palmeira. “Temos uma importante parceria com instituições de ensino superior. Já temos 3 UDAs em funcionamento em parceria com Cesmac, Unit e FAT. E, agora, com a Ufal. Com esta nova UDA, a Prefeitura terá seu atendimento aumentado e muito na região. Ganha a Universidade, o Executivo Municipal e, sobretudo, a população de Maceió. As pessoas que moram na parte alta da capital certamente farão bom uso desse equipamento”, afirmou o gestor.

A UDA funcionará das 7h às 17h e contará com duas equipes da Unidade Básica de Saúde, possibilitando a abrangência gratuita à população. O atendimento prioritário será para as famílias cadastradas na Estratégia Saúde da Família (ESF), residentes no Conjunto Village Campestre. Também haverá atendimento por demanda espontânea.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a unidade é um espaço de integração do ensino, trabalho e comunidade. “Essa junção de esforços entre a Universidade e o município é extremamente importante para a saúde de Maceió. Quem mora na parte alta terá mais um local para ser atendido e com atendimento humanizado. Além das equipes da Secretaria, teremos estudantes supervisionados por professores e estes terão uma formação qualificada e real”, reforçou.

Valéria Correia, reitora da Ufal, comenta que a unidade foi construída pela Universidade e que a parceria garantirá atendimento a uma comunidade em situação de vulnerabilidade social. “Essa UDA será uma verdadeira escola para toda a área de saúde. A Ufal é um espaço de ensino e pesquisa e estará de mãos dadas com a Prefeitura para garantir atenção básica a quem precisa”, finalizou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara