Redação TNH1
A chuva diminuiu bastante de intensidade no estado de Alagoas, mas em muitos locais o estado de atenção permanece pelo altura do nível dos rios e lagunas ainda neste domingo (09). Em Marechal Deodoro, por exemplo, a Lagoa Manguaba perdeu sua oscilação natural e atingiu o pico de elevação apresentando pontos de inundação, atingindo a cota de transbordamento.
LEIA TAMBÉM
Confira, abaixo, imagens em vários pontos do estado neste domingo.
► MARECHAL DEODORO - Marechal Deodoro é o segundo município com mais desalojados e desabrigados, segundo o boletim atualizado pela Defesa Civil estadual na manhã deste domingo (09). De acordo com o que foi divulgado, são 3.004 pessoas afetadas pelas chuvas e que tiveram que sair de suas casas. Com muitas ruas alagadas, o município resolveu antecipar o período de recesso escolar para esta segunda, 10 de julho. Veja imagens do repórter Netto Motta, da TV Pajuçara:
► PILAR - Na cidade do Pilar, a Prefeitura decretou situação de emergência e quinze caminhões foram usados para retirar os pertences de moradores do entorno da Lagoa Manguaba, que estão sendo transferidos para outros locais por conta do risco de transbordamento.
► RIO LARGO - Com o rio Mundaú acima da cota de transbordamento, a cidade da Região Metropolitana está em alerta. A tendência é que haja diminuição da vazão nas próximas horas, baixando o nível do rio.
►PASSO DO CAMARAGIBE - O rio Camaragibe apresenta pontos de transbordamento desde a noite da sexta-feira (07). Segundo o alerta hidrológico da Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), há necessidade de atenção e acompanhamento dos municípios banhados pelo rio.
►MACEIÓ - Na capital, a Laguna Mundaú permanece elevando seu nível durante este domingo, apresentando pontos de inundação, atingindo a cota de transbordamento na estação do IMA desde a manhã do sábado (08), afetando os bairros do entorno da laguna em Maceió, como Levada e Fernão Velho, como mostram as imagens abaixo:
VILA BREJAL
FERNÃO VELHO
LEIA MAIS