Redação
Quase quatro veículos roubados por dia. Esse foi o resultado de um levantamento feito pelo portal TNH1, com base nos roubos de veículos ocorridos em junho deste ano, em Maceió e região metropolitana, registrados pela Polícia Militar.
LEIA TAMBÉM
A incidência desses crimes tem chamado atenção da população maceioense, que comumente registra comentários em redes sociais sobre a onda de roubos de veículos na Capital e região, e se questiona: existe meios de se prevenir contra esse tipo de violência?
Uma forma de responder a essa pergunta é formular o "perfil" do roubo de veículo em Maceió e cidades vizinhas, e é essa a proposta deste raio-X elaborado pelo TNH1. Confira!
A apuração mostrou que, apenas no mês passado, 56 motocicletas e 47 carros, um total de 103 veículos, foram levados por assaltantes.
As localidades com maior incidência de roubos foram o bairro do Tabuleiro dos Martins, com 19 registros, a cidade de Rio Largo, com 12, e o bairro Cidade Universitária, com oito ocorrências, seguido pelos bairros do Centro e Benedito Bentes, com seis registros cada.
O levantamento também revelou os dias da semana com o maior número de registros. A segunda-feira liderou, com 23 ocorrências, seguida da quarta, com 19, e quinta, com 16. O domingo foi o dia da semana que teve menos registros de assaltos a veículos, com sete ocorrências.
Nos dados, foi possível perceber que, em junho, os veículos da marca Chevrolet foram o principal alvo dos assaltantes, tendo 15 carros da marca roubados. Doze veículos Volskswagen e oito da Fiat também foram levados por assaltantes. Entre as marcas de motocicletas, a Honda liderou de forma absoluta. Das 56 motos roubadas no mês, 48 eram Honda.
Os modelos dos carros mais roubados em junho foram o Gol, com cinco registros, Celta, com também cinco e, o modelo Uno, com quatro veículos roubados. Entre as motocicletas, o modelo mais roubado foi a Honda CG 125 cilindradas, com 30 veículos levados.
Entenda o mapa interativo
A partir das informações levantadas, o TNH1 desenvolveu um mapa interativo, onde é possível visualizar os
pontos em que ocorreram os assaltos na capital alagoana e cidades que compreendem a região metropolitana.
O mapa mostra a localidade onde se deu cada assalto. Nele, é possível navegar ampliando ou reduzindo a tela de visualização. Há também uma linha do tempo, que mostra dia a dia onde ocorreram os assaltos. É possível também pausar ou adiantar a linha cronológica.
Os dados foram obtidos por meio de relatórios da Secretaria de Estado da Defesa Social.
Veja também os registros dos veículos roubados:
Data from lucasthaynan.silk.co
LEIA MAIS