Redação
Classificado para disputar a final das argolas contra Arthur Zanetti, Yuri van Gelder foi expulso dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pela delegação da Holanda. O ginasta de 33 anos foi mandado de volta para casa depois de admitir que deixou a Vila Olímpica no sábado à noite para beber. Ele só voltou à concentração no domingo.
LEIA TAMBÉM
Van Gelder competiu no sábado e só voltaria a participar da Olimpíada na final das argolas, no domingo que vem. De acordo com Maurits Hendriks, chefe da delegação da Holanda, a decisão de mandar o ginasta de volta à Holanda foi “difícil”, mas não havia outra escolha. “Defendemos a excelência no que diz respeito a todos os acordos e regras”, afirmou.
O ginasta tem fama de “bad boy”. Ele chegou a ser suspenso por uso de cocaína em 2009 e, em 2011, foi afastado da seleção depois de uma recaída. Na carreira, Van Gelder tem três medalhas em Mundiais nas argolas: ouro em 2005, prata em 2007 e bronze em 2006. Em Glasgow, ano passado, foi o quinto colocado.
Como já voltou à Holanda, ele não compete na final das argolas, para a qual se classificou com a oitava melhor nota. Será substituído pelo ucraniano Igor Radivilov, que é o primeiro reserva.
LEIA MAIS
Time Brasil na Paralimpíada bate recordes históricos em número de medalhas Alegria é a marca da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio Balanço dos jogos Brasil não atinge meta, mas conquista maior número de medalhas em Paralimpíadas Ciclista iraniano morre após sofrer grave acidente nos Jogos Paralímpicos