Rio "cor-de-rosa" foi contaminado por produtos químicos, comprova laudo

Publicado em 27/01/2017, às 07h50

Redação

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) concluiu a análise das amostras coletadas em um braço próximo à foz do Rio Pratagy, em Maceió. Os resultados divulgados nessa quinta-feira (26), apresentam causas químicas para a alteração na coloração que deixou as águas na cor rosa avermelhada.

LEIA TAMBÉM

Segundo o gerente de Laboratório do IMA, Manuel Messias, as amostras foram coletadas no dia 9 de janeiro e os resultados encontrados “se assemelham ao caso registrado no povoado Barra Nova, no Rego dos Mamões, quando foi constatado que a coloração havia sido alterada porque houve o despejo de tinta no local. A equipe de fiscalização encontrou até parte da tinta em um estabelecimento localizado próximo ao local”, comentou.

Na conclusão, o laudo indica a “presença de pigmentação característica de “cor rosa-avermelhada” de natureza química ao solvente inorgânico água (corantes provenientes de fontes antrópicas)”.

O documento foi encaminhado à Gerência de Monitoramento e Fiscalização que deverá retornar ao local para coletar indícios que levem aos possíveis responsáveis pelo problema.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada