TNH1
O governador Renan Filho (MDB) confirmou que deve anunciar nos próximos dias a retomada das aulas presenciais para adultos no Estado de Alagoas. Em vídeo divulgado na rede social, o gestor adiantou que o decreto de distanciamento social controlado deve ser atualizado até esta quarta-feira, 21.
LEIA TAMBÉM
"Aproveitei a minha ida para Brasília para conversar com as pessoas a respeito da Covid-19 no Brasil e das medidas de avanço do plano de distanciamento social controlado, porque vamos tomar a decisão até terça ou quarta-feira desta semana, sobre a retomada das aulas presenciais para adultos", disse.
O governador destacou que a ideia é reiniciar, controladamente, o ensino presencial com os adultos, com cursos profissionalizantes, específicos, de formação de servidores públicos e aulas para o Detran-AL.
"Os próximos passos dependerão do sucesso dessa retomada. Vamos verificar o que ocorrerá com a retomada das aulas para adultos, para aí sim, pensar em retomar aulas para jovens e crianças. Os adultos têm mais capacidade de cumprir os protocolos estabelecidos pelas unidades de ensino, pelo Governo, e assim vamos verificar o que vai ocorrer", disse.
"As crianças têm mais dificuldade de compreender aquilo que precisa ser feito para cumprir as medidas necessárias. Além disso, elas dependem muito dos cuidados de pais e avós. E muitas reunidas, se houver algum problema de infecção de alguma delas, pode disseminar entre mais pessoas", acrescentou Renan Filho.
O gestor também destacou que o reinício das aulas presenciais para adultos é um passo para a retomada do calendário de ensino. "É óbvio que no fim do ano não se vai resolver todo o período dessa pandemia. Em 2021, teremos que ter um ano para suprir as carências de 2020, e retomar a educação de maneira geral com as devidas medidas de segurança para profissionais, para alunos e para familiares", admitiu.
"Estamos adotando as melhores práticas em Alagoas, estou verificando de perto aquilo que aconteceu em estados que já retomaram as aulas. Alguns fizeram sem sobressalto, outros com dificuldade no início. Então vamos fazer o decreto que permita ao mesmo tempo o retorno das aulas para os adultos e a segurança para os mesmos. E vamos verificar como ampliamos o retorno da educação no futuro", continuou o governador.
Aulas no interior do Estado
Renan Filho afirmou também que vai permitir que todos os gestores municipais participem do recomeço das aulas e deixou a critério deles a definição se as cidades têm ou não condições de retomar o ensino.
"Nós vamos facultar a cada município, a cada prefeito, que colabore verificando a situação da cidade. Se alguma, na minha visão hoje não há, compreender que não é prudente no momento retomar as aulas para adultos, o prefeito pode sim aguardar um pouco mais", disse.
"Será um decreto democrático, técnico, que vai seguir as recomendações da saúde pública e permitir que a gente dê mais um passo na retomada da normalidade", concluiu.
LEIA MAIS