Redação
O corte e derrubada de árvores antigas e tradicionais, que ficavam no Centro de São José da Lage, a 102 quilômetros de Maceió, causou revolta em moradores, na tarde desta quarta-feira, 16. Eles protestaram e chegaram a fechar ruas com os galhos das árvores.
LEIA TAMBÉM
Agentes do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM) foram acionados e fizeram a desobstrução da via. A derrubada foi feita pela Prefeitura da cidade.
De acordo com o depoimento de um morador, as árvores são antigas e frondosas. Entre elas, havia amendoeiras e outras espécies não frutíferas. Durante o dia, o local era ponto de encontro de moradores da região, pelo fato de as árvores oferecerem sombra.
Segundo a polícia, a prefeitura teria a permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) para a retirada das árvores.
O secretário de administração de São José da Laje, Alisson Thiago, não confirmou se a prefeitura teria a autorização do órgão ambiental, e disse que as árvores estão sendo retiradas porque vão ser substituídas por outras espécies.
“A medida é para melhorar o desenvolvimento da cidade. Essas reclamações são intrigas da oposição”, completou o secretário, sem no entanto explicar o motivo pelo qual as árvores estavam sendo cortadas.
LEIA MAIS