Resultado do estudo ambiental na Lagoa Mundaú e região será apresentado no dia 29

Publicado em 24/09/2021, às 11h57
Arquivo/TV Pajuçara/Izaac Pacheco -

Assessoria

Acontece no próximo dia 29, às 18 horas, a Escuta Formal Pública que vai apresentar e receber as contribuições para o Diagnóstico e Plano Ambiental elaborado pela consultoria Tetra Tech na Lagoa Mundaú, na Área de Resguardo, nas áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil e em um perímetro do entorno. O levantamento está previsto no Termo de Acordo Socioambiental assinado entre a Braskem e o Ministério Público Federal (MPF) com a participação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE).

LEIA TAMBÉM

A Tetra Tech atua de forma independente e conta com um corpo técnico multidisciplinar para identificar e avaliar os potenciais impactos ambientais decorrentes da extração de sal-gema e do fenômeno de subsidência, além de indicar programas e ações a serem desenvolvidas a fim de obter sua reparação, mitigação e/ou compensação, consolidando-os no Plano Ambiental. As análises começaram em setembro do ano passado, quando as equipes da Tetra Tech coletaram amostras de água e fizeram a identificação dos animais e da vegetação presentes nas regiões estudadas. Outra coleta foi feita em maio deste ano para comparação de dados e todas as informações foram reunidas no documento que vai ser apresentado na escuta.

A escuta será transmitida ao vivo pela página https://audienciaspublicas.org/escutapublicaambiental. O cadastro para participação deve ser feito até o dia 27/9. Quem desejar fazer o uso da palavra durante o evento deve indicar essa opção na hora de se cadastrar (no mesmo link). O tempo reservado para essas participações é de 1h40, e elas serão restritas a um representante por instituição, regra que não se aplica a participantes da sociedade civil previamente cadastrados.

Para outras formas de envio de perguntas, apenas o cadastro é suficiente. Também existe a possibilidade de assistir à transmissão da escuta presencialmente na Central do Morador, em Maceió. Os interessados devem fazer essa escolha na hora do cadastro.  

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Construtora nega “invasão” em área em Riacho Doce: “Não há qualquer risco de a Norcon adentrar as terras desta família” Dono de joalheria furtada estima prejuízo de R$40 mil: “tristeza, insegurança e indignação” Motorista morre após se chocar de frente contra árvore na Av. Durval de Góes Monteiro Ônibus do Sine será levado ao Jacintinho na quinta-feira (16)